Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Santos põe à prova valorização do time

LIBERTADORES
Para manter os campeões de 2011, diretoria abre mão de reforços no começo do torneio

LEONARDO LOURENÇO
DE SÃO PAULO

Com os cofres quase vazios, o Santos preferiu gastar o dinheiro que tinha para manter a maior parte do time campeão da Libertadores do ano passado do que em contratações para buscar o tetracampeonato do torneio.

Apesar do assédio europeu, conseguiu segurar os principais jogadores titulares. Do time que venceu o Peñarol na final de 2011, só os laterais Danilo e Alex Sandro e o centroavante Zé Love deixaram o Santos.

Para isso, jogadores como Durval, Arouca e Rafael receberam aumentos. Ganso teve rechaçada uma proposta do Porto, e Neymar se comprometeu a ficar no clube até 2014 em troca de cerca de R$ 2 milhões mensais, ainda que a maior fatia desse montante seja de verbas publicitárias.

A opção da diretoria transformou o Santos num personagem tímido durante a pré-temporada. Só dois jogadores foram contratados, ambos por empréstimos sem custos: o lateral direito Fucile, do Porto, e o lateral esquerdo Juan, do São Paulo.

Ambos vão a campo hoje, às 19h45, na estreia contra o The Strongest em La Paz, quando o Santos começa a por à prova a sua escolha para o ano do seu centenário.

"Nós não inventamos a roda. Esse é o comportamento dos times campeões", disse o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, que cita o Barcelona, que bateu o Santos no Mundial de Clubes, como modelo a ser seguido.

"Eles mantém o mesmo time há muito tempo. E nós ainda temos uma molecada pronta para entrar na equipe", completou o dirigente, que entende que os poucos reforços não colocam o Santos atrás dos concorrentes.

"O elenco está confiante, sabe de seu valor e dos diferenciais do clube", concluiu.

Ainda assim, o técnico Muricy Ramalho queria mais caras novas para seu elenco.

Depois de abastecer as laterais, maiores preocupações do treinador no início do ano, a zaga se tornou a prioridade.

Mas, ao menos para o início da Libertadores, Muricy ficará sem ser atendido.

Ontem, o Santos desistiu da contratação de Alex Silva, encostado no Flamengo. O jogador, que seria emprestado de graça, não conseguiu sua liberação do clube, que exigia que o beque retirasse as ações na Justiça em que cobra pagamentos atrasados.

Assim, Muricy manteve o elenco da Libertadores com os zagueiros que estão na Bolívia (Edu Dracena, Durval, Bruno Rodrigo e Vinicius Simon) na lista final, divulgada ontem. O clube, agora, poderá trocar jogadores entre as oitavas e as semifinais -terá direito a três mudanças.

NA TV
The Strongest x Santos
19h45 Fox Sports

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.