Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lei Geral da Copa empaca de novo

2014
Aprovação corre o risco de não ocorrer até março, prazo do governo

DE BRASÍLIA

O plano do governo de aprovar a Lei Geral da Copa até março corre o risco de atrasar por falta de acordo na Câmara dos Deputados. Os parlamentares da comissão especial da Casa adiaram ontem, mais uma vez, a votação do texto, que agora deverá ser discutido só no fim do mês.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, vem ao Brasil em março para se reunir com a presidente Dilma Rousseff, e a ideia era ter a lei do Mundial-2014 sancionada até lá.

Com o atraso na comissão especial, a aprovação até março pode empacar porque o texto tem de ser votado ainda no plenário da Câmara e, depois, ir ao Senado.

A Lei Geral da Copa prevê um conjunto de regras para a organização do evento no Brasil. Uma das polêmicas é sobre a liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios.

O relator Vicente Cândido (PT-SP) já alternou versões da lei, seja com a liberação da bebida somente no Mundial ou em qualquer estádio, antes e depois do evento.

Esse é um dos principais entraves dentro da Câmara, onde deputados pressionam para derrubar a liberação.

Há também uma disputa entre o governo federal e a Fifa sobre um eventual prejuízo na organização do evento. Para a Fifa, a União tem de ser responsabilizada por prejuízos na Copa causados por situações como desastre natural, enquanto o governo quer bancar danos somente por "ação ou omissão".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.