Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pessanha perde, e Camilo fica com vaga em Londres

JUDÔ
Machucado, atleta deve retomar treinos no fim desta semana para sua terceira Olimpíada

DE SÃO PAULO

Mesmo sem pisar no tatame, Tiago Camilo assegurou ontem uma vaga no judô dos Jogos Olímpicos de Londres.

Com uma lesão no ombro direito e uma hérnia de disco, o judoca paulista não pôde disputar o GP de Dusseldorf, que aconteceu neste final de semana, na Alemanha.

E como seu único rival na disputa pela vaga nos 90 kg, Hugo Pessanha, não ganhou o ouro no torneio -único resultado que lhe classificaria para sua primeira Olimpíada-, Camilo foi beneficiado.

Sétimo no ranking da FIJ (Federação Internacional de Judô), Pessanha deu início a sua participação na competição alemã com uma vitória, por wazari, sobre o bielorusso Andrei Kazusionak.

Na sequência, o carioca enfrentou o ucraniano Vadym Synyavcsky. Mas, com pouco mais de três minutos de luta, sofreu um ippon e foi eliminado -Synyavsky é o 25º colocado no ranking mundial.

Pelo critério estabelecido pela federação internacional, 22 homens e 14 mulheres se classificarão para os Jogos de Londres tendo como base sua colocação no ranking mundial, que foi criado em 2009.

Apesar de estar à frente de Camilo na lista da FIJ -sétimo contra oitavo-, os pontos ainda terão de ser atualizados num sistema complexo, no qual aqueles que foram conquistados em 2010 e 2011 valem 50% do total e os assegurados entre maio de 2011 e abril deste ano, 100%.

Por isso a vaga ficará com Camilo, que deve voltar aos treinos no fim desta semana ou no início da próxima, agora já visando a preparação para Londres -será sua terceira participação em Jogos. Ele foi prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008.

Também em Dusseldorf, Maria Portela (70kg) conquistou a medalha de prata.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.