Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mudança de hábito

Corinthians coloca seus titulares em campo hoje, contra a Portuguesa, para tentar superar seca de seu ataque, o pior entre os oito primeiros do Paulista

Rahel Patrasso/Frame/Folhapress
O atacante Liedson treina para o jogo com a Portuguesa
O atacante Liedson treina para o jogo com a Portuguesa

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O Corinthians chega à metade da fase de classificação do Campeonato Paulista com a defesa resolvida, mas com um ataque ainda vacilante. O time enfrenta a Portuguesa hoje, às 22h, no Pacaembu.

A equipe começa a nona rodada em segundo lugar, com os mesmos 20 pontos do Palmeiras, mas perde no saldo de gols, nove a sete.

Em oito jogos no Estadual, o Corinthians anotou dez gols, pior desempenho entre os oito primeiros colocados do torneio -os oito que se classificam aos mata-matas.

As únicas partidas em que a equipe do técnico Tite conseguiu fazer mais de um gol foram as duas primeiras da competição, contra Mirassol (2 a 1) e Guaratinguetá (2 a 0).

No único jogo que fez na Libertadores em 2012, o Corinthians empatou em 1 a 1 com o Deportivo Táchira.

"Eu me preocuparia se não estivéssemos criando", declarou Tite ontem. "Evitei fazer treinos específicos de finalização porque, se o jogador não está com a musculatura pronta, acaba estourando. Está faltando o complemento, sim, mas vamos treinar para que seja melhor."

Liedson é o melhor exemplo da falta de gols do ataque corintiano. O camisa 9 ainda não anotou em jogos oficiais nesta temporada.

Em 2011, em meio a problemas físicos, fez 12 gols na campanha do título brasileiro, um gol a cada 183 minutos, segundo o Datafolha.

No Campeonato Paulista, já são cinco partidas, 415 minutos no total, e nenhum gol.

Tite saiu em defesa do camisa 9. "Ele não está devendo, é nosso goleador", disse. "A equipe toda tem que fazer mais gols, não só o Liedson."

O treinador afirmou ainda que o atacante começou trabalhos específicos para aprimorar a pontaria. "Ele fez um gol contra o Flamengo", lembrou Tite, sobre o primeiro amistoso do Corinthians neste ano, em Londrina.

Por outro lado, a equipe tem a melhor defesa da competição, com três gols sofridos. O Guarani, segundo melhor, foi vazado seis vezes.

"Esses também não são números só da defesa, é mérito do time inteiro", disse Tite.

O jogo contra a Portuguesa é o primeiro de uma série de três seguidos no Pacaembu. Hoje, o mando é do rival.

Na sequência, o Corinthians vai enfrentar Botafogo e Catanduvense. O treinador deve poupar alguns jogadores, como tem feito ao longo de todo o Estadual.

A prioridade é que todo o elenco esteja em condições para o próximo jogo do time na Libertadores, no dia 7 de março, contra o Nacional do Paraguai, no Pacaembu.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.