Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cansaço e lesões fazem Leão mudar

PAULISTA
São Paulo reduz treinos, mas faz Lucas passar por maratona

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

O São Paulo se viu obrigado a colocar o pé no freio.

Pressionada pelo desgaste dos jogadores e pelas contusões que permeiam elenco, a comissão técnica reduziu a intensidade dos treinos.

O time que enfrenta o Guaratinguetá hoje não realizou nenhum coletivo ou treino tático de longa duração, algo raro na gestão Emerson Leão.

Tampouco trabalhou as bolas paradas, ponto fraco da equipe em 2012. Limitou-se a exercícios de baixa intensidade e de recuperação física.

"Tivemos de diminuir a carga [de treinos]. Os jogadores vinham reclamando de cansaço", admitiu o preparador físico José Mário Campeiz.

O volante Fabrício e o atacante Luis Fabiano não jogam hoje devido a contusões musculares, um tipo de problema que, segundo Campeiz, costuma ter como causa "excesso ou falta de treinos".

Rhodolfo, Cortez, Piris, Paulo Miranda e João Filipe também já tiveram lesões semelhantes nesta temporada.

O departamento médico são-paulino diz que o número de problemas musculares está dentro do normal e é compatível ao dos rivais.

A questão, no entanto, provocou divisão na comissão técnica. Há quem critique Leão por trabalhar muito com bola e deixar de lado a recuperação física dos jogadores.

Outros entendem que o erro está na preparação física e fisiológica, que não prepararia os atletas para suportarem a rotina feita pelo treinador.

A vitória parcial da filosofia antidesgaste não deve, pelo menos em um primeiro momento, atingir o jogador mais importante do São Paulo.

Lucas, que participou do amistoso de anteontem da seleção e chegaria da Suíça na madrugada de hoje, deve ser escalado para sua quarta partida em nove dias.

"A gente sabe que o desgaste será bem grande. Mas o Lucas é um jogador muito importante dentro de campo. Infelizmente, o time tem essa necessidade de vencer sempre", falou Campeiz.

Apesar de ainda não confirmar a utilização do camisa 7, Leão deu todos os indícios de que irá escalar atacante. E até ironizou a situação.

"Quando está de férias, joga um dia em um lugar e, no dia seguinte, joga em outro."

Na semana passada, o treinador comprou briga com a CBF para ter Lucas no clássico contra o Palmeiras, o que fez com que o jogador só viajasse para a Suíça no domingo, menos de 48 horas antes do amistoso da seleção.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.