Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mutante, torneio terá mais tops em 2013

DE SÃO PAULO

A Copa do Brasil inicia amanhã a despedida do seu atual formato. E já se prepara para ganhar a partir de 2013 ares ainda mais elitistas.

Impedidos de participarem da competição desde 2001, devido a conflitos de datas, os representantes do país na Libertadores voltarão ao torneio já na próxima edição.

Ausentes neste ano, Internacional, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco e Corinthians formaram a elite da elite do futebol brasileiro na última temporada, já que para avançarem para a Libertadores tiveram de conquistar títulos ou terminar a Série A no topo da classificação.

A nova Copa do Brasil terá 86 clubes, 22 a mais do que hoje, e será disputada entre março e novembro -a final de 2012 será em julho.

Os times que participarem da Libertadores se unirão nas oitavas de final a dez remanescentes das fases iniciais da competição nacional.

Mudanças de regulamento e aumento de participantes são tradicionais na história da Copa do Brasil. Quando foi criada, reunia 32 participantes, todos campeões ou vice dos seus Estaduais.

Entre 1995 e 2000, testou diferentes tamanhos. Houve edições com 36, 40, 42, 44 e até 69 times. Também passou a distribuir convites, aumentando o espaço dos Estados mais fortes, como São Paulo e Rio de Janeiro, que tinham limitação de participantes.

O formato utilizado até este ano, com 64 equipes, foi implantado em 2001. É o que por mais tempo se manteve.

A última edição do velho modelo do torneio contará com a participação de 13 dos 20 times que formam a primeira divisão do Brasileiro.

Além dos seis clubes envolvidos na Libertadores, o Figueirense ficou de fora. O clube catarinense naufragou no Estadual do ano passado e perdeu a classificação para Criciúma e Chapecoense, representantes do interior. (RR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.