Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Los gringos - Enzo Palladini

Milan ou Juventus

Os times italianos jogam mal porque contam com poucos jogadores brasileiros

MILAN OU JUVENTUS. Juventus ou Milan. A luta pelo Campeonato Italiano já tem um endereço específico.

Ninguém pode impedir a corrida dos dois times que estão agora no primeiro e no segundo lugares da tabela.

Mas também é verdade que ninguém pode parar a guerra que explodiu entre os dois clubes. O mundo inteiro viu o grande erro do bandeirinha Romagnoli durante o Milan x Juventus, o gol de Muntari que não foi validado. A culpa tem inteiramente que ser colocada no mesmo bandeirinha, mas parece que nenhum dos dirigentes do Milan e da Juventus quer entender esse conceito.

Os dois clubes já estão em conflito sobre todos os argumentos possíveis. O futebol italiano, até o próximo mês de maio, vai se alimentar dessa rivalidade. O resto é uma grande tristeza.

O futebol bonito não existe mais, os times só estudam as táticas defensivas e, mais que tudo, os verdadeiros craques deste esporte decidiram jogar na Inglaterra ou na Espanha, em que o nível do futebol é muito maior.

Existe uma explicação para essa crise do espetáculo no futebol italiano.

Parece fácil demais, mas na Itália os times jogam mal porque contam com poucos jogadores brasileiros.

Se observarmos a artilharia da Série A, descobrimos que o melhor artilheiro, com oito gols, é Hernanes, um meio-campista brasileiro com um estilo muito europeu.

Depois de Hernanes, encontramos Robinho, com quatro gols. O próprio Robinho -apesar de suas muitas falhas próximas à trave dos rivais- continua a ser o único verdadeiro craque tipicamente brasileiro que joga aqui.

O terceira artilheiro brasileiro da Série A é Juan, o zagueiro da Roma, que marcou três gols e que, ainda ontem, um dia após o clássico contra a Lazio, descobriu uma lesão muito grave no seu joelho direito que, provavelmente, vai encerrar a sua temporada.

Na história da liga italiana de 1980 até agora, sempre jogaram grandes campeões brasileiros.

Os times que conquistaram títulos ou realizaram um futebol espectacular tiveram grandes craques brasileiros, como Ronaldo, Careca, Alemão, Zico, Kaká, Falcão, Ronaldinho, Cafu.

Hoje, só a Inter de Milão tem alguns brasileiros de nome, como Júlio César, Maicon e Lúcio.

Mas talvez eles hoje tenham apenas o nome, já que, com a idade, não dão para fazer grandes projetos para a Inter e para eles mesmos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.