Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Scolari tem ataque bom pela 1ª vez

PAULISTA
Técnico alcança melhor média de gols desde a volta ao Brasil

ADRIANO WILKSON
DE SÃO PAULO

Pela primeira vez desde que voltou ao Brasil, o técnico Luiz Felipe Scolari, que tem fama de retranqueiro, montou um ataque eficiente.

O Palmeiras, que hoje enfrenta o Botafogo às 16h, em Ribeirão Preto, ainda não havia tido setor ofensivo tão bom nesta segunda passagem do técnico pela equipe.

Com 24 tentos em 12 jogos, dois gols por partida em média, o time atual tem índice de gols superior aos dos grupos de 2010 e 2011, também comandados por Scolari.

Logo que voltou ao Brasil, o treinador foi alvo de críticas por se preocupar demais com a defesa e não conseguir fazer o ataque funcionar bem.

Nas duas primeiras temporadas sob o comando de Scolari, a média de gols do Palmeiras foi de só 1,2 por jogo.

Com ataque falho, o clube fracassou em tudo o que disputou. Em 2012, as coisas mudaram. O desempenho de Hernán Barcos, Maikon Leite e companhia neste início de Paulista lembra os tempos do Scolari campeão.

Nos dois anos em que esteve à frente da seleção brasileira pentacampeã mundial, o gaúcho emplacou média de 2,2 gol por jogo, apenas ligeiramente superior à do Palmeiras de 2012.

O índice é quase idêntico ao do time no qual Scolari estava quando levantou um caneco pela última vez, o Bunyodkor, do Uzbequistão, que fazia 2,3 gol por partida.

O sucesso do ataque é o fiel da balança de qualquer time montado por Scolari. Como tem facilidade natural para armar a defesa, o ex-zagueiro depende da qualidade de seus atacantes para vencer.

Quando treinou o Chelsea, após uma passagem marcante na seleção portuguesa, o treinador não amealhou títulos e muito menos glórias.

Assim como no Palmeiras dos dois últimos anos, o técnico não superou a barreira dos dois tentos por partida. A média de gols do Chelsea de Scolari foi de 1,8 gol por jogo.

Um fator que ajuda a explicar o sucesso do ataque alviverde, além da qualidade de Barcos, é o faro de gol distribuído entre todo o elenco. O time não depende mais de poucos atletas para marcar.

Em 2012, 11 palmeirenses, ou um time inteiro, já balançaram a rede.

Entre os grandes, só o Santos tem elenco mais participativo. Isso porque usa muitos reservas no Paulista.

NA TV
Botafogo x Palmeiras
16h Band e Globo (para SP)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.