Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Xico Sá

Diretas Já pra CBF

Não estamos falando, amigo, de uma banal virada de mesa, é hora de uma virada geral

AMIGO TORCEDOR, amigo secador, só eleições Diretas Já para a presidência da CBF tirariam o futebol brasileiro da República Velha em que se encontra até hoje. No poder da bola vivemos ainda pré-1930, sob o mando de bacharéis e coronéis.

Sim, meu caro, para que haja uma escolha popular do novo mandatário não vai ser de graça, é preciso mudar regulamento, é preciso a tal da vontade política do Congresso, do governo e talvez até uma emenda constitucional para preparar o cenário da legalidade. Já fizeram isso tudo para coisas menos dignas. Se vamos fazer uma Copa-14 bancada quase inteiramente com dinheiro público, vale muito a pena o esforço dos homens de boa vontade por Diretas Já na CBF e, consequentemente, no comitê gestor do mundial, óbvio. A ideia era defendida pelo doutor Sócrates, o homem da "Democracia Corinthiana", no "Cartão Verde", programa da TV Cultura que fazíamos juntos. Que saudade, Magrão, mas vamos nessa.

O comando do futebol está com mais de 80 anos de atraso em relação à política brasileira, cuja carroça da história -atolada no lamaçal do fisiologismo e da cordialidade- também pouco avança. Agora mesmo todo mundo dá bola para a pilhagem, também conhecida como apoio parlamentar, que se opera no governo Dilma. E a imprensa ainda dá corda aos calhordas.

Voltemos a 1930. A CBF, com ou sem o capo Ricardo Teixeira, está amparada no coronelismo das federações estaduais, repetindo a mesma "Política de Governadores" que sustentava a República Velha.

Em vez de qualquer golpe para mudar, só uma escolha direta, facilitada pelo nosso moderno sistema de urnas eletrônicas, daria uma feição contemporânea a essa joça. Qualquer gasto com esse tipo de exercício democrático vale a pena. Como vale para qualquer plebiscito. Seja sobre o aborto ou as nossas florestas. No caso da CBF, seria uma empolgação cívica que nos deixaria tinindo para a Copa. Baita exemplo. Quem se habilita? Quais seriam os grandes candidatos? Sim, a República Velha da pelota teria o seu homem na chapa. Uma chance e tanto para o sr. Ricardo Teixeira testar sua popularidade.

Ruim por ruim, não podemos é continuar no esquema biônico do José Maria Marin. Além de manter a República dos Bacharéis, é o caso dele, é regredir também à velhíssima Arena.

Não estamos falando, amigo, de uma banal virada de mesa, é hora de uma virada geral, legal e irrestrita. Diretas Já para a CBF. Quem vai nessa?

@xicosa

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.