Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Piloto a ser batido, Vettel agora assume favoritismo

F-1
Em busca do tri, alemão tenta igualar marca de Fangio e Schumacher

Damir Ivka/Fotoarena/Folhapress
Massa observa sua Ferrari na caixa de brita em Melbourne
Massa observa sua Ferrari na caixa de brita em Melbourne

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MELBOURNE

Nem o carisma nem o sorriso fácil de Sebastian Vettel ajudam. Mais jovem bicampeão da F-1, o piloto da Red Bull inicia o Mundial de 2012 com o status de inimigo número um da categoria.

O motivo é simples. Após dominar a temporada passada com extrema facilidade, sair na pole em 15 das 19 etapas e vencer 11 corridas, Vettel é novamente favorito no campeonato que começa oficialmente na próxima madrugada, a partir das 3h (de Brasília), com o GP da Austrália.

Mais maduro, experiente e seguro de suas capacidades, o alemão tem tudo para entrar para a história como o terceiro piloto a conquistar três campeonatos consecutivos, algo que apenas Juan Manuel Fangio (1954 a 1957) e Michael Schumacher (2000 a 2004) conseguiram fazer até hoje.

Se até o ano passado o alemão de 24 anos fazia questão de manter o discurso comedido, sem nunca ter se colocado como favorito mesmo quando o campeonato já dava mostras de estar definido, agora a história é diferente.

"Estou aqui para ser campeão, esse é meu objetivo. Se é o terceiro título ou não, não faz diferença", disse o piloto da Red Bull em Melbourne, onde venceu no ano passado. "Geralmente quem vence o campeonato no ano anterior começa o seguinte como favorito, não? De qualquer forma, me considero favorito."

Apesar da confiança, Vettel diz saber que repetir o desempenho que teve no ano passado é quase impossível.

"Seria imaturo eu acreditar que nada vai dar errado neste ano. Sou inteligente o suficiente para saber que nem toda temporada será igual à de 2011", afirmou.

No ano passado, Vettel só deixou de ir ao pódio em duas ocasiões: na Alemanha, quando chegou em quarto, e em Abu Dhabi, já com o campeonato definido, quando o pneu de seu carro estourou na primeira volta da corrida.

Nada disso, porém, tem tirado o sono do bicampeão. "Não estou tendo dificuldades para dormir apesar do jet lag", brincou o alemão.

"Meu objetivo sempre foi e sempre vai ser vencer. Depois que você ganha o primeiro título e prova a você mesmo que é capaz e aquilo é uma coisa que ninguém pode tirar de você, naturalmente fica com vontade de repetir."

NA TV
GP da Austrália
3h (de amanhã) Globo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.