Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel FC

EDUARDO OHATA e BERNARDO ITRI painelfc.folha@uol.com.br

Dose certa

A celeuma em torno da liberação de bebida alcoólica na Copa-14 pode ser parcialmente em vão. Consta no contrato de realização do Mundial que a Fifa e o COL, caso julguem necessário, podem decidir não vender cerveja nos estádios. O veto é condicionado à avaliação das entidades sobre o clima de cada jogo. Se houver risco de violência, a Fifa, responsável pela segurança nas arenas, pode optar pela venda de cerveja sem álcool.

Soberania. Mesmo se quiser, o governo brasileiro não terá poder de vetar a venda de bebidas alcoólicas. Poderá apenas dialogar com a Fifa e o COL, os únicos que podem tomar tal decisão.

Memória. A norma está nos contratos dos últimos eventos organizados pela Fifa. Esteve inclusive no acordo da Copa-2010, mas não precisou ser utilizada. Na Alemanha, em 2006, porém, a Fifa optou por vetar a venda de bebidas alcoólicas na partida entre Paraguai e Inglaterra.

Cautela. O Grêmio diz ter fechado com um dos oito clubes que ainda disputam a Copa dos Campeões para participar do jogo inaugural da Arena, no início de dezembro. Ainda não quer revelar qual é a equipe porque há a possibilidade de o time adversário ir para o Mundial de clubes e cancelar o amistoso.

Multiuso. O clube gaúcho ainda tenta promover um grande show na Arena dias após a partida de inauguração do estádio. Madonna, que estará no país em dezembro, era opção, mas foi descartada por inviabilidade de datas disponíveis. Contratar o U2 é a alternativa estudada.

Cada um na sua. Exonerado do marketing do Palmeiras, Marco Polo del Nero Filho, filho do presidente da federação paulista, será remanejado no clube. Também demitido, Bruno Frizzo, filho do vice Roberto Frizzo, não deve ter o mesmo privilégio.

Institucional. Ao deixar o filho de Marco Polo del Nero no clube -provavelmente no departamento jurídico-, o Palmeiras preza por manter uma boa relação com o presidente da FPF. Del Nero é agora um dos cartolas com maior influência na CBF, presidida por José Maria Marin.

Casa Branca. Depois do pivô Nenê, que acertou sua transferência para o

Washington Wizards, da NBA, a capital dos EUA pode receber uma jogadora brasileira. A ala Iziane tem proposta do Washington Mystics para disputar a WNBA.

Variáveis. O Tulsa Schock também negocia com a atleta. O Seattle Storm, time que Iziane disse preferir, já abriu mão da brasileira. O acordo com a nova equipe vai determinar se Iziane poderá disputar os Jogos de Londres.

Colaborou DANIEL BRITO, de São Paulo

DIVIDIDA

"A análise do projeto de lei da Copa revela um atentado ao Estado democrático de Direito"

MARTIM DE ALMEIDA SAMPAIO

da OAB-SP, sobre a Lei Geral da Copa, que espera ser votada no plenário da Câmara

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.