Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Button surpreende e vence em Melbourne

F-1 Na primeira prova do ano, inglês supera Hamilton na largada e lidera pódio que teve mais dois campeões

William West/France Presse/Melbourne/Victoria
Button puxa o pelotão depois da largada
Button puxa o pelotão depois da largada

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MELBOURNE

GP da Austrália

1º J. Button 1h34min09s565

2º S. Vettel a 2s139

3º L. Hamilton a 4s075

Na abertura do primeiro Mundial de F-1 em que seis ex-campeões dividem a pista, três deles subiram no pódio do GP da Austrália, realizado ontem, em Melbourne.

Mas, diferentemente do que ocorreu na maior parte de 2011, quem ocupou o lugar mais alto não foi Sebastian Vettel, "apenas" o segundo colocado no Albert Park.

Coube a Jenson Button, da McLaren, a honra de ser o primeiro vencedor do ano após uma excelente corrida, em que deixou a liderança por apenas duas voltas, durante seus dois pit stops - seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, completou o pódio no final de tarde australiano.

"Todos sabem que este é um ano especial para a F-1, com seis campeões no grid, então é uma grande honra poder ainda estar na categoria e comemorar esta vitória logo na primeira corrida do ano", declarou o piloto inglês, que chegou à marca de 13 triunfos em sua carreira.

Coincidentemente, Button estreou na categoria também na Austrália, 12 anos atrás.

Foi ainda a terceira vez nos últimos quatro anos que Button, campeão em 2009, deixou a Austrália com o troféu de vencedor na bagagem.

"O mais engraçado é que, quando cheguei a Melbourne, meu empresário disse: 'Você vai ficar no mesmo quarto em que esteve quando venceu em 2009 e 2010'", disse o piloto da McLaren, prontamente interrompido por Vettel, sentado ao lado.

"Não se preocupe que, no ano que vem, você vai ficar num quarto diferente", brincou o bicampeão, ganhador na Austrália no ano passado.

Largando da segunda colocação, Button assumiu a ponta da corrida logo na largada, ao superar Hamilton, o pole. Mais atrás, Vettel, o sexto no grid, ganhou uma posição graças à péssima largada de seu parceiro na Red Bull, Mark Webber, que caiu da quinta para a nona posição.

Enquanto Button abria para Hamilton, Vettel superava Nico Rosberg e Michael Schumacher, da Mercedes, e, com 11 voltas disputadas, já aparecia na terceira colocação.

Depois da segunda rodada de pits, Button já tinha mais de dez segundos de folga para o companheiro de time e a corrida parecia definida. Mas a entrada do safety car na 36ª volta modificou o cenário: Vettel se aproveitou e roubou o segundo posto de Hamilton.

"No fim da tarde, com o sol baixo e a temperatura da pista caindo, foi difícil manter a temperatura dos pneus na relargada, mas consegui abrir uma boa vantagem para o Seb [Vettel], e aí foi só controlar esta margem. Foi um dia incrível", declarou Button.

Para os outros três campeões, o GP australiano não foi motivo de tanta festa.

Fernando Alonso, que largou em 12ª na Ferrari, chegou em quinto lugar. Kimi Raikkonen, da Lotus, saiu da 18ª posição no grid para o sétimo posto. E Michael Schumacher abandonou depois de ter largado da quarta colocação.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.