Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

McLaren tenta se manter como 'caça'

F-1
Após surpreender na Austrália, equipe se mostra otimista para GP da Malásia, segunda etapa do Mundial

Franck Robichon/Efe
Lewis Hamilton em pausa dos treinos na Malásia
Lewis Hamilton em pausa dos treinos na Malásia

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SEPANG

Na Austrália, no último final de semana, a McLaren deixou seu cartão de visitas. Agora, em Sepang, quer provar que a performance que surpreendeu a concorrência não foi só uma coincidência.

Sem conquistar um Mundial de Construtores desde 1998 -seu mais longo jejum desde que venceu pela primeira vez, em 1974-, o time inglês acredita que, enfim, tem um carro capaz de acabar com a marca incômoda.

"Temos dois pilotos fantásticos e uma equipe forte, portanto só depende de nós", declarou o chefe da escuderia, Martin Whitmarsh. "Começamos o ano do lugar certo", completou ele sobre o bom resultado em Melbourne.

Além da pole de Lewis Hamilton e da segunda posição no grid de Jenson Button, a equipe ainda colocou sua dupla no pódio. O campeão de 2009 venceu, e o parceiro chegou na terceira colocação.

"Com este carro tenho condições de disputar o título", disse Hamilton, último piloto a ser campeão pela equipe, em 2008. "É bem melhor ser a caça do que o caçador, como nos últimos anos."

A seu favor no GP da Malásia, que acontece na próxima madrugada, a partir das 5h (de Brasília), a McLaren tem o fato de o intervalo de somente uma semana entre as corridas não ter permitido que as equipes colocassem "upgrades" em seus carros. Além disso, as características do circuito de Sepang devem favorecer os carros prateados.

"Se olharmos com atenção, veremos que na pré-temporada fomos particularmente bem em curvas de alta velocidade", afirmou Whitmarsh.

"Com base nisso, podemos acreditar que nossa performance, depois de termos ido bem na Austrália, um traçado que tem características bastante diferentes, tem tudo para ser ainda melhor."

Por outro lado, porém, o GP malaio só viu duas vitórias da McLaren: com Kimi Raikkonen, em 2003, e Fernando Alonso, em 2007.

Apesar disso, Button, que venceu com a Brawn GP na Malásia em 2009, numa prova interrompida por uma tempestade, acredita que pode repetir o resultado do último domingo e manter a dianteira do Mundial de Pilotos.

"Estamos com uma boa sensação, e a equipe está bastante confiante", afirmou. "Mas temos que estar sempre alertas porque sabemos que a concorrência será forte."

Mas pelo menos parte dela já se resignou com o papel de coadjuvante no começo deste Mundial.

Fernando Alonso diz que o objetivo agora é tentar minimizar o prejuízo. Após um início de ano difícil da Ferrari, com muitas dúvidas na pré-temporada e a certeza de que está bem atrás dos rivais, ele acredita que o momento é de se defender, não de atacar.

"Não podemos esperar por milagres no final de semana", disse ele, que venceu em Sepang em 2005 e em 2007. Na Malásia, obteve sua primeira pole e seu primeiro pódio.

"Desde o começo do ano já estivemos em três circuitos diferentes e não tivemos boa performance em nenhum deles. Não há porque imaginar que agora vai ser diferente."

NA TV
GP da Malásia
5h (de amanhã) Globo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.