Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Los Gringos - Paul Doyle

Embaraço

Para a torcida do Liverpool, a percepção de que Dalglish não é o messias foi difícil de aceitar

Qual é o som do embaraço? Bem, é o som do Anfield. O Liverpool registrou mais um resultado horrível em casa, no sábado, e permitiu que o Wigan Athletic vencesse em seu estádio pela primeira vez. Mas as vaias e os xingamentos que teriam explodido caso Roy Hodgson ainda fosse o técnico estavam ausentes. Em lugar disso, o ruído era o zumbido discordante de 44 mil torcedores se ajeitando nos assentos e tentando mudar de assunto.

Em 2011, os torcedores do Liverpool urraram pela demissão de Hodgson e sua substituição por Kenny Dalglish. Por isso, a raiva que sentem pelo Liverpool ter vencido só cinco dos 15 jogos em casa na Premier League -pior histórico desde 1953- é temperada pelo arrependimento.

A percepção de que Dalglish não é o messias foi difícil de aceitar. O que os incomoda especialmente são as estranhas contratações do técnico. Aspecto no qual Dalglish tinha desempenho excelente: ele trouxe jogadores como Ray Houghton e Peter Beardsley, que se tornaram lendas no clube. Em 1991, quando o multimilionário dono do Blackburn estava à procura de alguém que levasse seu time a um título da Premier League, Dalglish foi escolhido -e não só o desejo do proprietário foi realizado como os jogadores que Dalglish levou para o time foram todos vendidos com imenso lucro.

É difícil imaginar que algum clube livre o Liverpool de Andy Carroll por valor próximo aos 35 milhões de libras que Dalglish desperdiçou nele. Mesmo a contratação de Luis Suarez não representou sucesso inconteste. O uruguaio marca tão poucos gols que alguns começam a imaginar que ele talvez seja um peixe -o que explica por que evita as redes.

As contratações estranhas foram agravadas por táticas incompreensíveis, com mudanças de pessoal e esquema tão frequentes que parece que isso aconteceu por um alinhamento aleatório. E há os pronunciamentos públicos do técnico -do tratamento incorreto que ele deu ao incidente entre Suarez e Patrice Evra à sua sugestão de que o Liverpool estava só em sétimo no campeonato porque o futebol da equipe era "adorável demais". O Liverpool conquistou a League Cup, e Dalglish acredita que possa levar também a FA Cup. Mas não é esse o sucesso que o Liverpool ambiciona.

No entanto, os títulos das copas inglesas ofereceriam ao menos uma ocasião oportuna para que Dalglish se demita, impedindo que os torcedores tenham de pedir sua demissão.

Tradução de Paulo Migliacci

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.