Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Santos usa 'aula de futebol' para aprender estilo do Barcelona

PAULISTA
Time troca mais passes nesta temporada

ADRIANO WILKSON
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

O Santos adotou a paciência para levar seus rivais ao desespero. A equipe que enfrenta hoje o Guaratinguetá, às 21h, na Vila Belmiro, tornou mais intensa sua troca de bola antes de alcançar o gol.

No Paulista, são 321 passes por jogo em média, segundo o Datafolha -7% maior do que a média do time no Brasileiro e no Paulista-2011.

Mas, na Libertadores, a taxa é ainda maior. Contra o Juan Aurich, na última quinta, o Santos tocou a bola 546 vezes. Aos poucos, foi minando a resistência dos peruanos.

"O professor [Muricy] fala para segurar a bola", disse o lateral Fucile. "O adversário fica desesperado, temos jogadores com alta capacidade técnica e, se ficamos com a bola mais tempo, o rival fica mais desgastado. Para nós, fica mais fácil fazer o gol."

A alta troca de passes e o domínio sobre a posse de bola lembram o estilo do Barcelona, time que goleou o Santos há alguns meses, naquilo que os próprios santistas chamaram de "aula de futebol".

Hoje, mais uma vez, Muricy Ramalho deve optar por levar a campo o time titular.

Ficar entre os quatro melhores na primeira fase significa obter a vantagem de decidir em casa no mata-mata.

"Ninguém quer ser poupado", garantiu Fucile, repetindo discurso de todos os seus companheiros. "Todo mundo quer jogar, mesmo que, às vezes, o físico não aguente e não dê para atuar com 100%."

No jogo contra o Bragantino, o lateral foi um dos poucos titulares poupados. Mas os astros, como Neymar e Ganso, garantiram a vitória.

NA TV
Santos x Guaratinguetá
21h Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.