Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atacante infla mais sua renda que rivais

Com salário menor que o de superastros, santista atrai patrocinadores que lhe fazem ganhar seis vezes mais

RAFAEL REIS
ENVIADO ESPECIAL A MADRI

Você mal liga a televisão e lá está Neymar, ao lado de Ronaldo, conversando com uma garota pelo telefone. Muda de canal e se depara com ele todo agasalhado pedindo uma bebida brasileira no exterior.

Tenta mais uma vez, e o resultado é uma leva de pessoas trabalhando com o moicano característico do santista.

O atacante está em todas. É figurinha marcada nas campanhas publicitárias brasileiras que desejam ter um atleta como garoto-propaganda.

As empresas querem Neymar porque é ele o jogador que, sem sair do Brasil, tornou-se a principal esperança da seleção para o hexa em 2014. E Neymar deseja as empresas porque depende da exposição de sua imagem para faturar, sem sair do Santos, mais ou menos o que uma estrela do seu quilate ganha para atuar no futebol europeu.

Proporcionalmente, o santista turbina seus ganhos com marketing mais do que astros como David Beckham, Messi e Cristiano Ronaldo.

Neymar ganha seis vezes mais com patrocinadores do que em salário no Santos.

Não é possível avaliar os rendimentos de todos os jogadores do futebol mundial.

Mas apenas o inglês David Beckham, chamado de rei do marketing esportivo, deve depender tanto do dinheiro de contratos publicitários.

Pouco mais de 15% dos R$ 2,3 milhões mensais ganhos por Neymar são do salário pago pelo Santos: R$ 350 mil.

É uma divisão de receita próxima à de Beckham.

Segundo a revista "France Football", o Los Angeles Galaxy pagou apenas R$ 11,5 milhões dos R$ 75,7 milhões que o astro inglês recebeu ao longo do último ano.

O mesmo estudo diz que o atacante do Santos foi o quarto jogador de futebol do mundo que mais ganhou com publicidade em 2011, atrás de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e, claro, de Beckham.

Neymar anunciou recentemente um contrato com Volkswagen. Acumula agora dez patrocinadores pessoais.

Eleito o melhor do mundo nos últimos três anos, Messi conta com o apoio de oito empresas. A assessoria de imprensa de Cristiano Ronaldo não quis divulgar a lista de marcas ligadas ao português.

"Eu disse que ele consolidaria a figura de ídolo e ganharia muito dinheiro com o processo de mitificação", afirmou o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. "Está confirmado agora que o Neymar, em um mercado consumidor que tem 190 milhões de pessoas, consegue faturar tanto quanto estrelas do futebol europeu."

Foi o grupo do cartola que elaborou o projeto de exploração da imagem do jogador para convencê-lo a ficar no Brasil após ofertas milionárias: do Chelsea, em 2010, e do Real Madrid, em 2011.

Sob a promessa de que terá Neymar até a Copa, o Santos abriu mão de uma parte do dinheiro de seus patrocinadores pessoais a que tinha direito. Hoje, a cota destinada ao clube é menor do que era antes do novo acordo.

"Foi ele que nos possibilitou estar entre os seis clubes mais bem pagos pela TV no Brasil e ter os contratos de patrocínio mais elevados do país", declarou o dirigente.

O jornalista RAFAEL REIS viajou a convite da Konami

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.