Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para evitar novo adiamento por chuva, corrida muda de horário

INDY
Largada em São Paulo é antecipada por causa da luminosidade

DE SÃO PAULO

A largada da etapa paulistana da Indy será antecipada em até 30 minutos para evitar o fiasco que marcou a edição 2011 da prova.

A corrida será no Sambódromo do Anhembi e em alguns trechos da marginal Tietê no próximo dia 29.

O horário previsto para o início é entre 12h30 e 12h42, segundo o vice-presidente do Grupo Bandeirantes de Televisão, Marcelo Meira.

A assessoria de imprensa da corrida informou que, se houver interrupções em decorrência da chuva, como as que ocorreram no último ano, haverá tempo para que a prova continue no domingo.

Os organizadores estimam que as chuvas mais fortes, quando caem nesta época do ano, são no meio da tarde.

Em 2011, a largada foi às 13h. Mas um temporal fez com que os carros acelerassem na pista por apenas quatro minutos. Só foi possível correr 14 voltas, das quais três sob a bandeira verde.

A tempestade foi tão forte que os pilotos tinham dificuldade para manter o carro no percurso. E a visibilidade no cockpit era muito baixa. O público também mal conseguia enxergar os carros.

Funcionários da prefeitura tentaram secar o asfalto, mas não tiveram êxito. Foram duas interrupções e três horas e meia de indecisão.

Quando a chuva parou, no fim da tarde, já não havia luz natural para que a corrida ocorresse até a última volta.

Os pilotos tiveram que voltar ao circuito na segunda-feira de manhã para concluir a prova, sem chuva, sem público e com um grande congestionamento na marginal.

Outra mudança em relação à edição de 2011 da etapa paulistana diz respeito à drenagem. Em dois trechos foram instaladas canaletas que, juntas, têm 110 metros de extensão, para facilitar o escoamento da água da chuva.

A SPObras, órgão municipal responsável pelas adequações no percurso, informou que a drenagem foi feita nos pontos que mais deram problemas no ano passado.

"Vamos lembrar que esse circuito está sendo construído com a experiência de cada prova. E tenho certeza absoluta de que estamos nos aproximando da excelência", comentou o prefeito Gilberto Kassab (PSD) durante visita ao circuito, ontem.

A prefeitura também divulgou que aproximadamente 80% do percurso está pronto, mas não foi informada a data da conclusão das obras.

Cerca de R$ 7 milhões foram investidos na pista.

Esta será a terceira vez que São Paulo receberá a Indy. Na primeira vez, em 2010, houve problemas com a pista, que não dava aderência aos carros. Para 2012, a SPObras informou que o asfalto já foi totalmente raspado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.