Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pouca vantagem

São Paulo e Corinthians lutam por liderança provisória que não favorece a melhor equipe se as duas se reencontrarem no mata-mata

LEONARDO LOURENÇO
LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

São Paulo, líder do Paulista, 43 pontos, 22 gols de saldo. Corinthians, vice-líder, mesma pontuação, mas oito gols a menos no saldo.

Após 18 jogos, as duas equipes chegam hoje à rodada final da primeira fase para definir quem será o primeiro colocado... e mais nada. Até o fim do Estadual, a liderança pode mudar de lado.

Ambos jogam às 16h. O São Paulo vai a Lins pegar o Linense, enquanto o Corinthians enfrenta a Ponte Preta no Moisés Lucarelli.

As duas equipes já garantiram vaga nos mata-matas faz tempo e já têm, inclusive, a vantagem de jogar em casa até as semifinais -o mando de campo é o único benefício que uma equipe leva da primeira fase para as finais.

Por já terem confirmado os dois primeiros lugares, São Paulo e Corinthians só poderão se enfrentar se alcançarem a decisão, disputada em jogos de ida e volta, ao contrário de quartas e semi.

Mas as regras do torneio impedem que hoje, ao fim da rodada, seja possível saber quem terá a maior parte da torcida a favor nesse encontro pelo título do Paulista.

O regulamento diz que "nas partidas da fase final, o clube que tiver obtido a melhor campanha na somatória de todas as fases anteriores realizará [...] a segunda partida como mandante."

Ou seja, as equipes continuam somando pontos nos mata-matas e, mesmo que o São Paulo vença e o Corinthians perca hoje, ainda será possível ao time alvinegro somar mais pontos que o rival.

Nesse cenário, a equipe do Morumbi chegaria à final com no mínimo 48 pontos (dois empates nas quartas e semi).

Mesmo que percam hoje, os comandados de Tite ainda poderão alcançar 49 pontos.

"Jogar por 19 rodadas é muito sacrifício, você perde muito jogador, a pré-temporada não compensa. E só ganha o mando de jogo? É muito pouco, não vale a pena", reclamou o são-paulino Emerson Leão, crítico costumeiro do regulamento.

Tite foca suas observações no fato de as quartas e as semifinais serem em partidas únicas. E deixa claro que o Corinthians tem maiores preocupações: apenas um titular de seu time deve ir a campo hoje em Campinas.

"Um jogo é pouco, todo o trabalho pode ir por água abaixo em uma tarde infeliz. Eu não sei o que me faz ganhar um título. Mas eu sei o que me faz perder: negligenciar alguma vantagem."

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.