Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Osasco faz a festa no adeus de Fernanda

VÔLEI Paulistas conquistam título da Superliga sobre Rio de Janeiro

MARIANA BASTOS
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

A história se repete como farsa. Há seis anos, o Brasil via Fernanda Venturini se despedir do vôlei em uma final de Superliga, da qual saiu campeã, com sua equipe, o Rio de Janeiro.

Ontem, a levantadora, 41, se despedia de novo e definitivamente das quadras.

O rival era o mesmo: o Osasco. Assim como em 2006, o ginásio estava lotado por torcedores do time carioca _11.400 pessoas compareceram ontem à decisão.

Mas, desta vez, o resultado foi bem diferente.

O time paulista venceu por 3 sets a 0 (25/14, 25/18 e 25/23) e se sagrou pentacampeão da Superliga feminina em pleno Maracanãzinho, no Rio.

Foi o terceiro título obtido pelo Osasco em cima de seu maior rival. As duas equipes disputaram as últimas oito finais nacionais. Na de ontem, o Osasco demonstrou no primeiro e segundo sets uma superioridade surpreendente.

Antes da decisão, Bernardinho, técnico do Rio, já alertava: "O grupo delas é bem superior. Vai ser uma final que teremos que penar para equilibrar o jogo."

Os temores antecipados pelo treinador sobre o rival paulista serviram quase como premonição.

Assim como Bernardinho previra, a linha de passe do Osasco funcionou, o saque de Thaisa entrou e o ataque osasquense não sofreu para superar o bloqueio rival, o ponto mais forte do time do Rio durante sua campanha na Superliga.

Até mesmo Fernanda, cujo histórico se associa à quase perfeição nos levantamentos, cometeu falhas. A mais gritante ocorreu no ponto final do primeiro set, quando conduziu uma bola após passe irregular de seu time.

E, se há seis anos, a veterana contava com Jaqueline e Thaisa na equipe carioca, desta vez suas ex-companheiras estavam do outro lado da rede fazendo estragos e vibrando fervorosamente.

O 13º título nacional não chegou para coroar os 30 anos de carreira de Fernanda, mas a veterana não se abalou. "Estou feliz. Se tivesse que fazer tudo de novo, eu faria. Minha carreira foi maravilhosa. A vitória eu já tenho em casa", disse a levantadora, fazendo uma referência a Vitória, nome de sua filha caçula com Bernardinho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.