Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lusa cai pela segunda vez em seis anos

PAULISTA Clube vai de 'Barcelusa' a rebaixado em apenas quatro meses

DE SÃO PAULO

O time-sensação do ano passado, campeão brasileiro da Série B, cujo futebol de muitos gols chegou a ser comparado ao do Barcelona, acabou rebaixado à segunda divisão do futebol paulista.

A derrota por 4 a 2 para o Mirassol no interior fez a Portuguesa cair para a A-2. O XV de Piracicaba e o Botafogo, que lutavam contra a Lusa, conseguiram ficar na elite.

Foi o segundo rebaixamento da Portuguesa no Estadual nos últimos seis anos. A campanha atual foi ainda pior que a de 2006, quando o time da capital também caiu.

Em 2012, a equipe do técnico Jorginho venceu só quatro de seus 19 jogos na A-1.

O segundo rebaixamento colocou em xeque a gestão do presidente Manuel da Lupa, desde 2005 no poder.

Mesmo sob o risco iminente de cair, ele não acompanhou o time em Mirassol.

A assessoria de imprensa da Portuguesa informou que o presidente só se pronunciaria sobre a queda hoje, em comunicado oficial ao site.

O jogo teve doses de emoção. Ainda lutando por uma vaga na Série D do Brasileiro, o Mirassol começou arrasador e abriu três gols de vantagem. Precisando da vitória para não depender de outros resultados, a Lusa conseguiu diminuir duas vezes. Mas o Mirassol matou o jogo no fim.

Até então, a derrota não significava queda porque o Botafogo empatava com o Guarani. Até que, a minutos do fim, a notícia do gol da vitória tricolor (2 a 1) provocou choro entre os atletas lusos.

"A responsabilidade é minha", disse o técnico Jorginho, responsável tanto pela "Barcelusa" de 2011 quanto pelo time rebaixado de 2012.

"Muitas vezes, você dá um passo para trás, numa derrota, e depois dá dois à frente."

Na internet, torcedores programavam protestos para os próximos jogos da equipe.

Time de contrastes, a Portuguesa continua jogando na Copa do Brasil após golear o Juventude (4 a 0) na quinta. E lutará para não repetir nacionalmente, também na Série A, seu fracasso regional.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.