Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com favorito

Último invicto da Copa dos Campeões, Barcelona põe à prova sua supremacia diante do Chelsea em Londres, onde conquistou o título no ano passado

DE SÃO PAULO

"Todos os jogos contra o Chelsea são difíceis no Stamford Bridge. É uma equipe muito forte defensivamente e com um contra-ataque muito rápido." O discurso de Fàbregas é repetido por todo o elenco do Barcelona.

Na prática, os ingleses tentarão hoje o que ninguém os julga capaz de fazer: parar o último invicto da Copa dos Campeões nesta temporada.

Nenhum duelo poderia ser mais antagônico. O Barcelona representa o futebol lúdico, com jogadores comportados, que idolatram seu treinador, Pep Guardiola.

Já o Chelsea defende a escola do futebol-força. Seus astros se metem em polêmicas e o treinador é o interino Roberto di Matteo. O português André Villas-Boas foi demitido por bater de frente com os "senadores" -apelido dado ao experiente trio formado pelo capitão Terry e por Lampard e Drogba.

Enquanto os espanhóis passaram por cima de Bayer Leverkusen e deram poucas chances ao Milan na fase mata-mata, os ingleses precisaram da prorrogação para derrotar o Napoli e, apesar da vitória, sofreram contra o Benfica nas quartas de final.

Com 14 gols na competição, Messi está a um de ficar isolado como o maior artilheiro de uma edição da Copa dos Campeões -hoje divide a honraria com o brasileiro Mazzola, que atingiu a mesma marca em 1963, no Milan.

Mesmo assim, Ashley Cole sabe que o problema não é apenas o argentino. "A equipe deles não se resume a um homem. São tantos jogadores de categoria que não podemos afastar o olhar da bola por um segundo. Qualquer um pode ter um momento de magia. Não basta parar Messi", comentou o lateral.

Hoje, o Chelsea joga também por vingança. Em 2009, após empate em 0 a 0 no Camp Nou, o Barcelona se classificou com um empate em 1 a 1 em Londres.

A partida foi marcada por vários erros do árbitro norueguês Tom Henning Ovrebo, que deixou de anotar pelo menos um pênalti claro a favor dos ingleses.

"Isso dura até hoje. Recebo entre três e quatro mensagens de torcedores do Chelsea por ano", afirmou o aposentado juiz ao jornal inglês "Guardian". Na época, Ovrebo recebeu ameaças de morte de torcedores ingleses.

Para o confronto no Stamford Bridge, o zagueiro David Luiz já é desfalque certo após sofrer uma distensão contra o Tottenham no último domingo, pela Copa da Inglaterra. De acordo com Di Matteo, o brasileiro está fora até do jogo de volta. Terry também não está 100% para o jogo. Nada bom para o time que pretende parar Messi.

NA TV
Chelsea x Barcelona
15h45 Globo, ESPN e ESPN HD

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.