Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para Ferrari, Massa faz o possível

F-1
Escuderia admite que piloto precisa de carro mais competitivo

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SAKHIR

Na Austrália, um acidente e o fim prematuro da corrida na 52ª volta. Na Malásia, uma péssima 15ª colocação e a vitória de seu companheiro de Ferrari, o espanhol Fernando Alonso. E no GP da China, na semana passada, o 13º lugar.

Apesar de Felipe Massa não ter pontuado naquele que já é seu pior começo de campeonato desde que virou titular da Ferrari em 2006, a escuderia italiana está satisfeita -dentro do possível- com o trabalho que ele faz.

A Folha apurou que o brasileiro tem feito o que está a seu alcance. Mas com um carro difícil de guiar, não tem conseguido bons resultados.

Membros da equipe avaliam que a diferença para o desempenho de Alonso, que já venceu uma corrida e chegou a liderar a classificação, pode até ser o fato de Massa estar fazendo demais.

Um integrante da Ferrari que não quis se identificar avalia que, quando se tem um carro complicado nas mãos, é melhor tentar não exagerar. Segundo ele, a escuderia italiana tem a consciência de que o melhor a fazer por seu piloto neste momento é dar a ele um carro competitivo.

A má fase de Massa não é de agora. Depois de 2008, quando perdeu o título por um ponto, o brasileiro só conseguiu um pódio até o acidente na Hungria, que afastou da F-1 pelo resto da temporada.

Em 2010, Massa chegou a liderar o Mundial, mas ficou para trás e terminou o ano 108 pontos atrás de Alonso.

Na temporada passada, a situação continuou parecida e o brasileiro terminou o ano pela primeira vez - como ferrarista - sem ir ao pódio.

Agora, no entanto, muitos na equipe acham que Massa está mais motivado e suas visitas a Maranello se tornaram mais frequentes. A relação com Alonso melhorou e eles têm contato mais próximo.

E, segundo avaliação dos engenheiros, tecnicamente não há nada de diferente entre o piloto de agora e o que lutou pelo título em 2008.

"Nas duas primeiras provas, mesmo que estivessem felizes eu não estaria. Agora quero fazer no Bahrein a melhor corrida do ano até aqui", disse Massa em Sakhir, onde hoje ocorrem os primeiros treinos do GP do Bahrein.

NA TV
Treinos livres para o GP do Bahrein
8h Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.