Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toque de bola move Corinthians de Tite

PAULISTA Equipe que tenta chegar às semifinais tem a melhor média de passes trocados no campeonato

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

Quando rolar a bola hoje no Pacaembu, repare como os jogadores do Corinthians trocam passes: nenhum outro time deste Estadual faz girar a bola tão freneticamente como faz a equipe de Tite.

Contra a Ponte Preta, o Corinthians tenta chegar às semifinais do Estadual tendo a torcida como única vantagem por ter feito a melhor campanha durante a primeira fase.

E os 19 primeiros jogos da competição mostraram que Tite conseguiu aplicar em campo o que treina exaustivamente: o toque de bola.

Segundo o Datafolha, o Corinthians é o time que mais troca passes no Estadual. São, em média, 353 bolas trocadas por partida. É mais até do que faz o Santos e seu futebol envolvente, que troca a bola 321 vezes por jogo.

Quando se compara com o adversário de hoje, a diferença é gritante. A Ponte troca, em média, 229 passes.

"Com a bola temos qualidade, entrosamento, coordenação dos movimentos, um time compacto. Saber triangular, ter paciência, não ter pressa", repete o treinador, como um mantra, aos seus jogadores e aos jornalistas.

É o carrossel de Tite, que ficou mais visível na goleada sobre o Deportivo Táchira dada a fragilidade da equipe venezuelana. Os corintianos recebem e passam com eficiência e velocidade e estão o tempo todo em todas as partes do gramado, seja para atacar ou para se defender.

O Datafolha mostra que o time acerta 86,1% dos passes, o segundo melhor desempenho do Estadual, atrás apenas do Santos, com 86,6%.

A inspiração, como já deixou escapar Tite, vem do Barcelona. "A ideia de manter a posse de bola é a mesma, mas às vezes não dá. O Corinthians tenta dominar o rival, ter posse de bola em dois terços dos jogos para depois fazer os gols", disse o técnico ao diário "Marca".

O Barcelona, para citar uma partida, trocou 736 passes na vitória diante do Santos, em dezembro, na final do Mundial. O Corinthians de Tite vai bem, mas o treinador sabe que ainda há um longo caminho para ser campeão.

NA TV
Corinthians x Ponte Preta
16h Band e Globo (para SP)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.