Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Los gringos - Paul Doyle

Ferguson humilhado

A derrota por 6 a 1 ante o City ainda é a mais deprimente experiência do técnico do United

Sir Alex Ferguson ainda não foi forçado a tirar a roupa e dançar nu em torno de um vaso enquanto canta um medley de baladas de Elton John, tudo isso ao vivo na TV, mas não deveríamos descartar a possibilidade de que isso aconteça. Porque a temporada vem trazendo humilhações sem precedentes para o técnico escocês.

No domingo, o Manchester United se tornou o primeiro time da Premier League em mais de dez anos a sofrer quatro gols do Everton jogando em casa, e isso surgiu apenas uma semana após a primeira derrota para o Wigan que o time já sofreu, sem mencionar os embaraços sofridos nos dois torneios europeus da temporada, contra Basel, Ajax e Athletic Bilbao. Mas a mais deprimente experiência continua a ser a derrota por 6 a 1 ante o Manchester City, em outubro no Old Trafford. Assim, haveria certa simetria caso o City volte a superar seu rival municipal na partida da próxima segunda, retomando a liderança do certame apenas duas rodadas antes do final do Inglês e duas semanas após o United ter conquistado uma vantagem em pontos que parecia insuperável.

Também seria simétrico que o gol da vitória fosse de Carlos Tevez. O dinamismo do atleta retornado do exílio e seu bom entendimento com o compatriota Sergio Agüero o habilitam a explorar as falhas da zaga do United, onde Jonny Evans interpreta o papel de principal marcador com a notável iniciativa e o habilidoso posicionamento de um vendedor de biquínis na Antártida. E a defesa não terá proteção de parte do meio-campo, mesmo que Ferguson escale Phil Jones no lugar do cambaleante Paul Scholes.

Isso significa que, mesmo que o United só precise empatar, é provável que Ferguson jogue no ataque, pois Wayne Rooney, Antonio Valencia e Luis Nani vêm sendo seus jogadores mais confiáveis na temporada. Isso pode significar que uma temporada em que os principais times ingleses protagonizaram goleadas desordenadas venha a produzir mais um resultado como esse em seu clímax.

Quando Ferguson assumiu o comando do Manchester United, em 1986, declarou que sua ambição era "derrubar o Liverpool de seu maldito pedestal". Ele a realizou. Na próxima segunda, com a carreira do técnico perto de sua conclusão, pode ser que o City derrube o United de seu pedestal. E essa é uma simetria que fará com que a torcida do United imagine que um tributo nu a Elton John talvez represente uma alternativa mais agradável.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.