Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cielo faz ensaio para a Olimpíada

NATAÇÃO
Recordista diz que nada Nacional com 99% da forma para estar 100% em Londres

Daniel Marenco/Folhapress
Cielo na apresentação dos maiôs da seleção brasileira de natação, em hotel no Rio
Cielo na apresentação dos maiôs da seleção brasileira de natação, em hotel no Rio

MARIANA LAJOLO
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Cesar Cielo avisa, sem vacilar. Nesta semana, entrará na piscina para ser o nadador mais rápido do ano, estabelecer os melhores tempos de sua carreira sem os super-maiôs e confirmar que é favorito ao ouro nos 50 m livre.

O Troféu Maria Lenk, que começa hoje, no Rio, é uma prévia da Olimpíada de Londres para ele e sua equipe.

Cielo e a PRO 16 estabeleceram um programa de treinos que deixou seus nadadores em plena forma para o campeonato no Rio. Se conseguirem bons resultados, repetirão a fórmula até 27 de julho, data do início dos Jogos.

"Eu diria que estou 99% aqui para estar 100% na Olimpíada. Vou botar na cabeça que é final de Mundial. Minha meta [de tempo] é ambiciosa", afirma Cielo, sem revelar a marca desejada.

O brasileiro tem o terceiro melhor tempo do ano nos 50 m livre (21s85) e o 19º nos 100 m livre (48s70). O mais veloz é o australiano James Magnussem, com 21s74 e 47s10.

Até a Olimpíada, Cielo vai guardar alguns incentivos psicológicos. Por exemplo, raspará os pelos do corpo apenas com barbeador elétrico para o Maria Lenk.

Só na Olimpíada usará lâmina de barbear, que deixa a pele mais lisa e aumenta a sensibilidade na água.

"Assim, vou sentir que tem algo sobrando para Londres", diz o campeão olímpico e mundial dos 50 m livre.

Para chegar bem ao Nacional, Cielo e sua equipe passaram por privações. Atletas e comissão técnica fizeram um pacto até a Olimpíada.

"Combinamos seguir uma rotina e abdicar de certas coisas, não sair à noite, não fazer coisas erradas", diz Cielo.

E controlar as baladas não tem sido o desafio mais complicado. O grupo agora segue cinco princípios: comprometimento, positividade, ambição, perfeição e excelência.

"A alimentação é o mais difícil. A gente está ficando meio maluco, checa quantidade de açúcar, de gordura das coisas. Virou meio paranoia, mas conseguimos ver as mudanças. Nunca estivemos tão fortes", afirma Cielo, que compete pelo Flamengo.

Em sua casa, há papéis com os mandamentos do grupo grudados pelos cômodos. A mãe, Flávia, não pode mais comprar guloseimas. "Na geladeira, tem um 'excelência' bem grande, para eu pensar sempre antes de comer."

Thiago Pereira também enfrenta privações. "Nunca tinha tido acompanhamento de nutricionista e está fazendo muita diferença", diz ele, que defende o Corinthians.

Sua melhor marca nos 200 m medley é 1min58s49. O mais veloz é Michael Phelps, com 1min56s32. "O Thiago será uma surpresa de bermudinha", brinca Cielo, em alusão à boa forma de Thiago.

A partir de amanhã, quando nadam, eles começam a colocar os treinos em teste. E a mostrar qual lugar no pódio podem almejar em Londres.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.