Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Orçamento dos estádios ainda aumentará

DE SÃO PAULO

Nenhum dos 12 estádios fez o orçamento para as instalações temporárias, informa o relatório da Fifa. Não há prazo também para início e nem para o término dessas obras.

Os espaços que a entidade exige para a hospitalidade de torcedores, dos convidados e de jornalistas vai encarecer os projetos apresentados. Por isso, 9 dos 12 estádios do Mundial aparecem no documento com possibilidade de estouro do orçamento atual.

O tom tratado no relatório é de extrema preocupação com o assunto, como neste trecho: "...(o relatório) alerta para futuros problemas devido à falta de compreensão apropriada pelos Gov't (governos) e HCs (cidades-sedes) das necessidades e responsabilidades envolvidas... também sobre o custo esperado, não devidamente considerado no orçamento original".

O atraso na obra da maioria dos estádios fez com que o COL e a empresa Arena, sua consultora, reduzissem, em janeiro último, as exigências para a Copa das Confederações. Eles são os responsáveis por repassar às cidades-sedes as especificações necessárias às instalações temporárias.

Os seis estádios que estão pré-selecionados para a competição de 2013 receberam especificações novas, com detalhes menos burocráticos, principalmente com relação ao design das instalações.

Até junho, as cidades-sedes terão que apresentar os projetos detalhados, inclusive com os desenhos de tais espaços. A Fifa quer que os contratos já sejam firmados.

Para 2014, a entidade vai manter a exigência padrão.

A Fifa avalia ainda que o Rio é a única sede que não apresenta risco de não seguir todas as especificações técnicas da entidade. (JK, MR e MF)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.