Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Impressionante

Com vantagem de menos de um segundo, Webber vence em Mônaco e pela primeira vez seis pilotos diferentes ganham as seis primeiras provas da F-1

TATIANA CUNHA
ENVIADO ESPECIAL A MÔNACO

GP de Mônaco

1º M. Webber 1h46min06s557

2º N. Rosberg a 0s643

3º F. Alonso a 0s947

-

Uma diferença de menos de um segundo entre os três primeiros colocados e de seis segundos entre Mark Webber, ganhador do GP de Mônaco, e Felipe Massa, o sexto ontem.

O resultado da sexta etapa do Mundial de F-1, em Montecarlo, foi um excelente retrato da categoria em 2012. Um campeonato que já entra para a história como um dos mais disputados de seus 63 anos de existência, o primeiro em que seis pilotos diferentes venceram as seis primeiras corridas disputadas.

Além disso, pela quinta vez no ano, a liderança do Mundial mudou de mãos. Com o terceiro lugar conquistado ontem, Fernando Alonso assumiu a ponta da tabela, três pontos à frente de Sebastian Vettel e Webber, que estão empatados com 73 pontos -o bicampeão leva vantagem pelos critérios de desempate.

Nico Rosberg, que completou o pódio em Mônaco no segundo posto ontem, é o quinto colocado na classificação.

"Pelo que tem acontecido até aqui nesta temporada de tantos altos e baixos, o importante é tentar ser constante e marcar pontos sempre", afirmou Webber, que chegou à sua segunda vitória no principado, a oitava na carreira.

"E quando dias como o de hoje chegarem, não desperdiçar a chance de vencer. Porque consistência é importante, mas vitórias vão ser fundamentais no fim das contas", completou Webber, que saiu na pole position e manteve a liderança na largada, seguido de perto por Rosberg, o segundo no grid.

Uma batida entre Alonso, Romain Grosjean e Michael Schumacher, ainda nos primeiros metros, fez com que o piloto da Lotus batesse e o safety car tivesse que ir à pista.

Duas voltas depois, com o circuito liberado, Webber começou aos poucos a abrir vantagem na ponta. Quando os líderes foram aos boxes para a única parada da corrida de ontem, no entanto, Vettel, numa estratégia diferente, assumiu a liderança.

"Fiquei um pouco tenso naquele momento porque ao mesmo tempo que não queria deixar o Seb abrir a margem que o permitisse parar e voltar na minha frente, eu sabia que tinha que ir até o fim da corrida com aqueles pneus e não podia forçar muito", explicou o piloto australiano.

O nervosismo dele durou 15 voltas, até que seu companheiro de Red Bull foi para o pit. De volta à ponta, porém, Webber teria outro susto mais tarde, quando uma leve garoa começou a cair em Montecarlo a menos de dez voltas para o fim da corrida.

Repentinamente, a diferença de cerca de sete segundos entre os seis primeiros colocados despencou para apenas três e, com a pista escorregadia, qualquer erro poderia ser fatal àquela altura.

"Em outras pistas, nestas mesmas condições, eu não teria que tirar tanto o pé, mas aqui em Mônaco de repente o carro começa a patinar, a frente não te obedece mais, então é melhor não brincar", afirmou Webber, que se juntou a Rosberg, Alonso, Vettel, Jenson Button e Pastor Maldonado como os ganhadores de corridas nesta temporada. "Apesar de estar na frente, só tive certeza de que venceria na última curva da última volta."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.