Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rodrigo Bueno

Milhões a mais

Times do país, que costumam inflar sua torcida, são fichinha mundo afora em popularidade

MUITOS não vão gostar do que vou escrever, milhões eu diria, mas é preciso dizer a verdade, que doerá. O Manchester United ostenta três vezes mais torcedores que a população brasileira e mais um bocado.

A mais fresca pesquisa mundial de torcidas apontou número estratosférico: 659 milhões de pessoas curtem os Red Devils, número que dobra o da pesquisa de 2007. Foram 54 mil entrevistados em 39 países agora (75% da população mundial adulta e 85% do PIB global), uma consulta bem mais abrangente. A anterior tratava de 20 mil pessoas em 21 países e apontava para "só" 333 milhões de Diabos Vermelhos.

A atual pesquisa indica que o mais rico clube de Manchester (parece que ainda é) tem 90 milhões de torcedores na Europa (antes falavam em 30,6 ou 53 milhões lá), 173 milhões no Oriente Médio e na África, 71 milhões nas Américas e 325 milhões em Ásia/Pacífico. Isso é como brincar de "War" (melhor jogo de tabuleiro ever) e querer dominar o mundo. Pela pesquisa, o Manchester tem a simpatia de 9,4% da população da Terra (já teve pesquisa colocando-o também como o time mais odiado do planeta). Tal número parece absurdo, mas a China, um mundo à parte que ama a liga inglesa como boa parte do resto do mundo, teria sozinha 108 milhões de Red Devils.

O que são os apaixonados 32,6 milhões de torcedores do Flamengo diante disso? Se na conta flamenguista entram os rubro-negros espalhados pelo país e que pouco contribuem com o clube, na era da globalização é preciso sim contar os Diabos Vermelhos que, do outro lado do planeta, compram camisas oficiais do clube, veem a TV do time, viajam para ver a equipe, colecionam. Sócios-torcedores já cruzaram fronteiras faz tempo!

Não vou tratar aqui de times tão populares quanto o Mengo em seus países, como Al Ahly (Egito), Esteghlal (Irã) e Fenerbahce (Turquia). Esses "coitados" mal aparecem em pesquisas que incluem Boca, Chivas e outros fenômenos que extrapolam uma nação e são difíceis de medir.

A questão é que não dá para competir em popularidade com Barça, Real, europeus que estão aos olhos do planeta a toda hora. É mais fácil os times do país perderem torcedores para Chelsea e Man City do que roubarem fãs de Arsenal e Liverpool em Ásia, Austrália, África do Sul, EUA...

Quase todos os "nossos" clubes inflam as contas de seus torcedores, vendem ter uns milhões a mais. Mesmo se estiverem roubando muito para o Manchester agora, o vice do Inglês tem mais torcedores que todos os brasileiros juntos.

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.