Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Por ar, Chile tem ajuda da força aérea

ELIMINATÓRIAS
Atletas simulam altitude para jogar melhor em La Paz

DE SÃO PAULO

Os 3.600 metros de altitude da capital boliviana La Paz continuam metendo medo nas seleções que disputam as eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2014.

Depois de o Paraguai viajar com quase um mês de antecedência para a cidade, o Chile solicitou ajuda da Força Aérea de seu país. Submeteu os atletas da seleção à câmara hipobárica usada para o treinamento de pilotos.

A câmara serve para que o departamento médico e a comissão técnica saibam quais jogadores se adaptam melhor a correr recebendo menos ar nos pulmões. O jogo contra a Bolívia será no sábado, pela quinta rodada do torneio.

"Todos estão respondendo bem", disse à imprensa chilena o médico da seleção Luís Maya, que acompanhou os testes com o equipamento.

Até quatro pessoas entram na câmara e utilizam máscaras individuais. O ar que recebem é rarefeito, semelhante ao que terão em La Paz.

Com isso, a comissão técnica consegue compreender o comportamento do corpo de cada jogador nessas circunstâncias. Pode até vetar um atleta e sugerir outro que tenha melhor desempenho.

Para completar o trabalho de adaptação, o elenco viajou até Calama, ao norte do Chile, na região do Atacama.

Lá, a 2.600 metros acima do mar, todo o elenco se reuniu. Os primeiros a chegar foram os seis convocados da Universidad de Chile, que estiveram em Calama para enfrentar o Cobreloa, time local, pelas quartas de final do Torneio Apertura. Esses atletas estão desde o dia 22 de maio treinando no norte do país.

Além da câmara, foram enviados a Calama 30 tubos de oxigênio individuais, que seriam usados se algum atleta passasse mal. Eles estarão na bagagem da viagem à Bolívia.

ADAPTAÇÃO

Os demais jogadores chegaram de Santiago. Inclusive aqueles que atuam fora do Chile, como Alexis Sánchez, uma das estrelas do Barcelona, e Arturo Vidal, da campeã italiana Juventus.

Segundo o médico chileno, a adaptação à altitude nos treinos em Calama será mais eficiente após os testes feitos na câmara hipobárica. O ideal, diz, é um tempo de preparação superior a cinco dias, o que a maior parte do elenco terá aproveitado. O grupo ficou completo no dia 28.

"Mesmo assim vamos viajar para La Paz momentos antes da partida", afirmou o técnico Claudio Borghi. Geralmente os times usam essa estratégia para tentar minimizar os efeitos da altitude.

Com quatro jogos, os chilenos somaram seis pontos (duas vitórias e duas derrotas) e ocupam apenas o quinto lugar nas eliminatórias para a Copa de 2014, o que os levaria para a repescagem.

Os quatro primeiros sul-americanos se classificam diretamente para o Mundial.

O Brasil, país-sede, está livre de encarar a altitude do continente. Pelo menos até a próxima edição.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.