Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Torcedores levam guerra para arredores de estádio

EUROCOPA
Conflitos em Varsóvia provocam a prisão de 100 pessoas

DE SÃO PAULO

Os alertas de que se tratava de um jogo de alto risco e o reforço no policiamento não foram suficientes para evitar o clima bélico antes da partida entre Polônia e Rússia.

Torcedores dos dois países transformaram os arredores do Estádio Nacional de Varsóvia em palco de batalha campal antes do encontro válido pela segunda rodada do Grupo A da Eurocopa-2012.

Segundo a polícia polonesa, pelo menos 15 pessoas ficaram feridas (nenhuma em estado grave) nos conflitos, que provocaram cem prisões.

Durante todo o dia, apareceram na internet diversas fotos e vídeos relatando os confrontos na capital da Polônia.

Alguns deles mostram torcedores caídos no chão, machucados, sendo completamente ignorados pela massa que caminhava ao estádio.

Outros transmitem o ataque de um grupo composto por aproximadamente 50 poloneses, encapuzados para proteger as identidades, atacando russos em um café.

Os 6.000 policiais escalados para a segurança fora da arena intervieram com tiros para o alto e canhões de água, mas não conseguiram evitar um cenário raro em eventos esportivos desta grandeza.

Os dois países têm uma relação de hostilidade histórica, que foi potencializada pelas décadas em que o organizador da Euro ficou sob influência política, econômica e militar da União Soviética.

A marcha de 5.000 torcedores em direção ao estádio de Varsóvia em comemoração ao Dia da Rússia (quando foi lançada a declaração da soberania russa sobre a URSS), ontem, foi vista por poloneses como provocação e o estopim do confronto.

Durante a partida, a torcida russa, que já estava sendo investigada pela Uefa por ofensas racistas ao tcheco Gebre Selassie na primeira rodada, exibiu uma bandeira com símbolos que remetem à extrema direita e ao império russo, que controlou vários países do Leste Europeu.

O clima pesado, porém, não foi a campo, e Polônia e Rússia fizeram um partida de futebol, não uma guerra.

Dzagoev, artilheiro da Euro com três gols, abriu o placar para os visitantes. E Kuba, o capitão polonês, empatou com chute de fora da área.

No outro jogo do dia, a República Tcheca venceu a Grécia por 2 a 1, graças a dois gols nos primeiros seis minutos.

As quatro seleções do Grupo A dependem apenas dos seus resultados na última rodada para passarem de fase.

Com as agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.