Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo, agora, pensa grande

COPA DO BRASIL
Contra Coritiba, time tenta mudar retrospecto ruim diante de times da Série A

LEONARDO LOURENÇO
DE SÃO PAULO

No auge da crise que quase o derrubou do São Paulo, na eliminação do Paulista, Emerson Leão se apoiava no aproveitamento da equipe para se segurar na cadeira.

Então, o treinador são-paulino se gabava da conquista de 75% dos pontos disputados até ali na temporada.

Índice de respeito, mas inflado pelas vitórias sobre os nanicos do torneio paulista.

Contra times da elite nacional, caso do Coritiba, rival desta noite na semifinal da Copa do Brasil, os números e os argumentos de Leão diminuem consideravelmente.

Neste ano, foram 12 jogos contra adversários que fazem parte da Série A do Brasileiro, com seis vitórias, um empate e cinco derrotas: 52% de aproveitamento -porcentagem que cai a 50% se contabilizadas as sete últimas partidas do Nacional do ano passado, quando o técnico assumiu o comando da equipe.

Nesta Copa do Brasil, o time do Morumbi, que hoje joga em casa a partida de ida da semifinal, só teve um rival da elite: a Ponte Preta, nas quartas de final. Foi derrotado em Campinas (1 a 0), mas venceu em São Paulo (3 a 1) e foi adiante pelo saldo de gols.

A taça da curta competição nacional é prioridade absoluta do clube, que sonha voltar a disputar a Libertadores.

Leão incorporou a obsessão e disse que o título da Copa do Brasil, inédito para o São Paulo, "salva o ano".

"Temos uma paixão pela Libertadores, mas precisamos chegar lá", declarou o técnico. "Nossa obrigação é de dedicação total."

Contra o atual vice-campeão da Copa do Brasil, Leão terá a equipe sem desfalques para melhorar seus números e se aproximar da decisão.

O zagueiro Rhodolfo, que era dúvida por conta de dores na coxa direita, treinou ontem entre os titulares, como o volante Casemiro, que retornou da seleção.

Assim, Leão reforça o meio de campo e abandona o esquema com três atacantes. Sacrificado, Fernandinho verá do banco Luis Fabiano e Lucas formarem o setor.

A receita básica para os jogos em casa na Copa do Brasil -fazer gols e não sofrer nenhum- foi repetida como um mantra, mas o lateral esquerdo Cortez pediu calma.

"Serão duas partidas, não podemos ser afoitos", disse.

"Ainda tem o jogo de volta [dia 20, em Curitiba], mas queremos dar o primeiro passo, com uma boa vitória no Morumbi", afirmou Denis.

CORITIBA

O time do Coritiba elogiou o rival, mas prega surpresa.

"[No ano passado,] todos davam o Palmeiras como favorito, e conseguimos passar", disse o volante Willian.

Em 2011, o Coritiba passou pelo Palmeiras, nas quartas, com uma goelada de 6 a 0.

"O São Paulo tem muitos jogadores de que não podemos nos descuidar", disse o técnico Marcelo Oliveira.

NA TV
São Paulo x Coritiba
21h ESPN Brasil e Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.