Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Olimpíada ignora chuva em Londres

2012
Comitê organizador acredita que clima não vai parar competições

DO “GUARDIAN”

A chuva pode atrapalhar a Olimpíada de Londres? Eis um assunto que ninguém está discutindo.

E se, quando começar a impecavelmente planejada Olimpíada britânica, no dia 27 do mês que vem, o clima decidir não cooperar?

Algumas das previsões meteorológicas de longo prazo são animadoras, e Londres tem menos dias de chuva em julho do que em qualquer outro mês, mas não seria possível que o pico do verão da Inglaterra fosse tão chuvoso e desanimador quanto -sejamos francos- costuma ser?

A chuva não parou durante vários eventos-testes para os Jogos Olímpicos. Choveu ferozmente durante quase todo o feriado do jubileu da rainha Elizabeth, comemorado na semana passada.

Estava até chovendo em Atenas quando a tocha olímpica foi acesa. E Danny Boyle, diretor da cerimônia de abertura de Londres-12, prometeu nuvens artificiais "para o caso de não chover".

A atitude do comitê organizador de Londres é simples: a chuva não deterá as provas. "O vôlei de praia será jogado na chuva, as provas de arco serão disputadas na chuva, como em Pequim, onde diversos eventos foram realizados sob chuva", informa o órgão.

O fato é que apenas em caso de raios a maioria das provas seria suspensa.

Algumas competições, como tênis e ciclismo BMX, podem ser adiadas devido à chuva, mas os organizadores confiam em que haverá folga para eventuais mudanças de horário. Caso chova sem parar desde que começar a cerimônia de abertura até o encerramento, todas as provas serão completadas? "Sim", declara o comitê londrino.

"Completadas" não quer dizer "bem-sucedidas".

Os esportistas que competem em ambiente aberto estão habituados à chuva, no entanto, é normal que tenham desempenho inferior quando isso acontece.

Usain Bolt já estabeleceu desculpas antecipadas. "As condições teriam de ser adequadas [para que ele corra os 100 m em menos de 9,5 segundos]", disse seu técnico, Glen Mills. "E não sei se ele as encontrará em Londres."

Em termos amplos, uma Olimpíada chuvosa teria menos recordes. "Para os atletas de resistência, a chuva pode ser vantajosa com relação ao calor, pois pode ajudá-los a controlar melhor sua temperatura", diz Peter Stanley, técnico do atletismo inglês.

A verdade é que quem sofreria mais em uma Olimpíada úmida seriam os espectadores. Sim, os sanitários do velódromo e do ginásio de handebol (que funcionam com água de chuva recolhida) darão boas descargas.

Mas a cobertura do estádio olímpico só protege dois terços dos assentos, e não há cobertura na Riverbank Arena, sede do hóquei, nem nas arquibancadas de vôlei de praia, ciclismo BMX, equitação ou ciclismo de estrada.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.