Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ronaldo leva Portugal à próxima fase

EURO Atacante faz dois gols e time se classifica ao lado da Alemanha

DE SÃO PAULO

Não se pode acusar Cristiano Ronaldo de omissão: é o jogador que mais arrematou a gol na Euro, com 18 tentativas. Mas não marcara nas duas primeiras rodadas. Desencantou no jogo decisivo de Portugal no Grupo B.

Dois gols do astro português proporcionaram a vitória sobre a Holanda (2 a 1) e a classificação de sua seleção para a segunda fase do campeonato europeu.

A equipe lusa ficou em segundo lugar e pega a República Tcheca, nas quartas.

A Alemanha confirmou seu favoritismo: bateu a Dinamarca (2 a 1) e garantiu a vaga com 100% de aproveitamento no grupo da morte.

Enfrentará a Grécia em partida com tensão extracampo.

Afinal, em meio à crise econômica, são os germânicos que exigem o aperto fiscal à Grécia, o que gera revolta na população local.

A definição dos dois classificados esteve em dúvida apenas no primeiro tempo dos dois jogos na Ucrânia.

Na Estádio Metalist, em Kharvir, o meia Van der Vaart acertou belo chute no ângulo, aos 11min, e abriu o placar para a Holanda. Esse gol dava a segunda vaga, momentaneamente, à Dinamarca.

Mas, na Arena Lviv, Podolski fez o primeiro gol dos alemães, o que devolvia o lugar na segunda fase a Portugal.

Com o melhor desempenho na Euro até agora, o time germânico tinha mais posse de bola e conclusões a gol. Só que, cinco minutos depois, levou o empate, em cabeçada de Krhon Dehli.

Portugal precisava como nunca de seu astro. E ele apareceu aos 28min. João Pereira deu belo passe para Cristiano Ronaldo chutar na saída do goleiro, empatar e recuperar à classificação.

Ao final do primeiro tempo, a Holanda tinha mais posse de bola, mas era Portugal quem ameaçava mais graças aos seguidos arremates dos atacantes lusos, a maioria deles feita por Ronaldo.

Para se ter ideia, a estrela portuguesa foi responsável por 10 das 22 conclusões do time a gol. Fora os gols, mandou duas bolas na trave.

Foi um de seus chutes, aos 29min do segundo tempo, que deu a vitória de Portugal.

Ele puxou o contra-ataque de seu campo e correu para área para receber o cruzamento. Calmo, driblou o goleiro antes de virar o jogo.

Na outra partida, Bender marcou o segundo gol alemão e acabou com as chances de classificação da Dinamarca.

Hoje, há a definição das vagas do Grupo C. Com quatro pontos, Espanha e Croácia se enfrentam às 15h45 (com Sportv 2 e Band). Com dois pontos, a Itália joga com a Irlanda às 15h45 (com Sportv).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.