Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dependente de Neymar, Santos enfrenta Lusa e busca 1ª vitória

Série A Time está na zona de descenso do Brasileiro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Da semifinal da Libertadores para a zona de rebaixamento do Brasileiro. De time sensação à desconfiança geral. Desestabilizado após três anos, o Santos busca hoje, às 16h, vencer seu primeiro jogo no Nacional, contra a Portuguesa, no Canindé.

Desde 2010 foram cinco títulos, o principal deles o da Libertadores no ano passado. Muito desse sucesso, evidentemente, se deve a Neymar.

Mas, na mesma medida em que os rivais encontraram maneiras para minimizar o impacto da estrela santista, Muricy Ramalho precisa encontrar uma alternativa ao camisa 11. O time está cada vez mais dependente dele.

Com a Olimpíada, ele pode ser desfalque em sete partidas se o Brasil for à final. Além de Neymar, o Santos deve ceder o goleiro Rafael e o meia Paulo Henrique Ganso.

Em 29 partidas disputadas na temporada, Neymar anotou 29 tentos e é responsável por 35% dos gols do time.

Quem mais se aproxima dele é Alan Kardec, que balançou as redes 11 vezes.

Borges e Ganso marcaram oito gols cada um.

Em 2010, ano dos primeiros títulos, Neymar marcou 25% dos tentos do time. Na temporada passada, na qual ele teve que suprir a ausência de Ganso muitas vezes, o índice subiu para 32%.

"O Neymar é muito importante. Mas não podemos depender só dele porque ele vai sair sempre [para a seleção] e tem que ter reposição", disse Muricy, ciente da dificuldade que vai encontrar.

"É um jogador que decide. Neymar é, de longe, o melhor do Brasil. Se piscar, ele atropela e faz a coisa acontecer. Mas dependemos muito dele e jogamos em função dele", disse o lateral esquerdo Léo.

"Com a ausência dele, com certeza o Muricy fará algo diferente, porque não vamos tê-

-lo por um longo período."

Para o jogo de hoje, Ganso volta com a obrigação de armar o time depois de passar a semana readquirindo a forma física. Wesley Douglas deve entrar na lateral direita, e o meio de campo vai contar com três volantes. "A vida continua, a gente tem que dar a resposta imediata", sintetizou Muricy.

(THIAGO BRAGA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.