Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

F-1

Novata, piloto perde olho direito em acidente

Maria de Villota, 32, está em estado crítico

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SILVERSTONE

A piloto reserva da Marussia, Maria de Villota, perdeu o olho direito no acidente que sofreu anteontem na Inglaterra e permanece internada em estado crítico, mas estável, de acordo com a equipe.

A espanhola fazia seu primeiro teste com a Marussia no aeroporto de Duxford e voltava para os pits improvisados quando, segundo testemunhas, acelerou subitamente e se chocou contra um caminhão estacionado.

Ela teria ficado presa por cerca de 15 minutos até que fosse resgatada e passou por cirurgia no rosto e no crânio.

"É com muita tristeza que informamos que ela perdeu seu olho direito no acidente", afirmou, em comunicado, John Booth, chefe da Marussia.

Maria, 32, é filha de Emilio de Villota, que, em 1977, disputou duas provas na F-1 sem pontuar. Ela começou no kart ainda criança e, em agosto, fez teste na F-1 com a Renault.

No início do ano, foi anunciada como reserva da Marussia, tornando-se a primeira mulher na categoria desde a italiana Giovanna Amati, que tentou em 1992, sem sucesso, se classificar para três GPs.

Uma das possibilidades levantadas para explicar o acidente é que o sistema que os carros de F-1 possuem para que não "morram" tenha sido acionado quando os giros do motor baixaram, o que teria levado à aceleração repentina. Isso é comum com pilotos com menos experiência.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.