Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Instalações provisórias dão falsa impressão de atraso

2012
Estruturas permanentes estão prontas, e organização prioriza ajustes

RODRIGO MATTOS
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

A cerca de 50 metros do Estádio Olímpico de Londres, havia ontem um buraco no meio do asfalto com montes de terra ao lado. Obra inacabada, cercada por grades e intocada a 12 dias dos Jogos.

Cenas como essa estavam espalhadas pelos 2,5 quilômetros quadrados do Parque Olímpico -parafusos e pedaços de madeira pelo chão, tubulações e fios soltos.

Mas, ao contrário das aparências, não há atraso nos preparativos dos Jogos. De fato, os organizadores do evento estiveram a maior parte do tempo adiantados em relação ao cronograma inicial, segundo a avaliação do COI (Comitê Olímpico Internacional).

A cara de obra incompleta se deve à estratégia do Locog (Comitê Organizador de Londres) de optar por instalações provisórias para reduzir o uso de concreto na Olimpíada, ao contrário das estruturas grandiosas de Pequim-2008.

Apesar de as construções das instalações permanentes já estarem terminadas, a maioria há quase um ano, havia operários ontem que batiam pregos para colocar as arquibancadas provisórias em uma das arenas.

As mudanças nesta fase são rápidas. Uma lata de tinta que está em um corredor pela manhã some no final da tarde. As instalações, ou pelo menos parte delas, surgem como as de grandes shows de música, montadas e desmontadas em até uma semana.

Isso muda a cara das sedes mesmo quando totalmente terminadas. Considerado o mais belo da Olimpíada por arquitetos, o Parque Aquático está cercado por duas arquibancadas provisórias, uma de cada lado, que reduzem a impressão estética de seu telhado ondulado.

A Riverbank Arena, sede do hóquei na grama, tem todas as arquibancadas em tubulações aparentes.

Outras estruturas de metal se espalham em passarelas, divisórias e muitas grades. Até a torre The Orbit, símbolo artístico dos Jogos no parque, é feita em aço retorcido.

O Locog não disse à reportagem o que faltava para ser concluído até o dia 27, data da cerimônia de abertura.

Mas comunicado do organismo da semana passada dizia que as 32 sedes de competições e 61 instalações não esportivas -há um palco para show no rio ao lado do Estádio Olímpico- estão na fase de "vestir", de acabamentos de design e marketing.

Fora isso, trata-se de fechar buracos, levantar tendas, acabar pinturas e plantar parte da grama. Nada que demore mais que uma semana.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.