Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rodrigo Bueno

Em terceiro lugar

No futebol, o jogo que vale o bronze costuma ser um pesadelo do qual não nos lembramos

O BRONZE em Pequim foi para o Brasil, você deve se lembrar. Mas contra quem foi o jogo que valeu o terceiro lugar? E qual foi o placar? Recorda os autores dos gols? Pois é...

Nem todo mundo tem sua memória privilegiada. Disputa de terceiro lugar, algo que raramente empolga e que pouco fica na lembrança, é o tema da coluna, sugestão do amigo e leitor Sergio Beni, que me escreveu celebrando o fato de a Eurocopa não ter esse "duelo de perdedores".

Se houvesse disputa de terceiro na Euro como tem na Copa, teríamos neste ano uma repetição do confronto de 2006 entre Alemanha e Portugal, partida interessante que tive o prazer de presenciar in loco. Foi a constatação de um dos grandes legados que o Mundial deixou para os alemães: povo feliz mesmo sem título e orgulhoso pela terceira posição (festejaram como loucos a saída do ônibus da seleção do estádio, cena que só vemos no Brasil quando o ônibus de um time chega ao local de uma decisão).

A mesma Alemanha triunfou também na movimentada disputa de terceiro da Copa de 2010, superando um bravo Uruguai e se conformando de novo com boa campanha, digna de elogios e... nada mais. Como os brasileiros reagirão em 2014 se a seleção naufragar na semifinal e entrar em campo por esse terceiro posto que mal vale bronze?

Aliás, contra quem foi o jogo que valeu o terceiro lugar em Atlanta em 1996? E qual foi o placar? Você se lembra dos autores dos gols? Pois é...

Sua memória é mesmo poderosa, não é como a minha, a do Galvão e a de muitos que só se lembram do perigoso Kanu matando o Brasil de forma súbita (vitória na disputa de terceiro lugar ressuscita?). Muitos queriam (de brincadeirinha) uma disputa de terceiro na última Copa dos Campeões, pois teríamos mais um glamouroso Barça x Real.

Para a sorte da América, o vistoso confronto entre Santos e La U, que seria a disputa de terceiro da Libertadores-2012, acontecerá pela Recopa. E, para a sorte geral, não haverá um Grêmio x São Paulo valendo o terceiro lugar da Copa do Brasil.

Parece mesmo haver disputas e disputas de terceiro lugar. Para turcos e sul-coreanos em 2002, talvez tenha sido o máximo. Para os alemães, nas últimas Copas, foi algo bacana. Para muitos, é mesmo o fim da feira, uma vontade de não estar ali.

Contra quem será o jogo que valerá o bronze

para o Brasil em Londres? Qual será o placar? E quem serão os autores dos gols? Difícil prever, mas Mano e Neymar se lembrarão disso por muito tempo se estiverem nesse jogo pelo terceiro posto.

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.