Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crescido

Astro da seleção, Neymar diz estar pronto para tudo e que Brasil foi a Londres para ganhar

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Neymar vive uma situação rara nestes dias que antecedem a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres.

Na Inglaterra, o atacante do Santos é atração somente pelo que rende (ou pode render) dentro de campo.

Enquanto boa parte de seus companheiros de seleção está envolvida em negociações para trocar de clube, Neymar está fora do noticiário sobre transferências.

"Depois de três anos, saí um pouquinho, né?", disse o jogador ontem com um discreto sorriso de ironia.

Pela primeira vez em muito tempo, o astro da seleção não precisou negar aos jornalistas que estava sendo negociado. Neymar tem contrato com o Santos até 2014.

"Posso prorrogar ou não, só lá é que eu vou saber", comentou o atacante. "Mas agora todo mundo sabe onde vou ficar até 2014."

O fato de estar inalcançável para os clubes europeus até a próxima Copa do Mundo não diminuiu o interesse por Neymar na Europa.

As duas principais revistas de futebol da Inglaterra dedicam suas mais recentes capas para o jovem brasileiro.

A "Four Four Two" analisa o desempenho do craque e afirma que ele terá que "superar Messi" para conquistar a Copa do Mundo em casa.

A "World Soccer" fala no "sonho dourado" que o Brasil de Neymar persegue nos Jogos de Londres -a seleção nunca foi campeã olímpica.

"Não tenho medo de nada", disse o atacante sobre ser a maior estrela do time. "Desde pequeno tenho muita responsabilidade."

A Olimpíada será o segundo torneio de Neymar com a seleção -esteve na campanha fracassada da Copa América de 2011, quando o Brasil foi eliminado nas quartas.

Perdeu também os dois duelos que fez com o Brasil contra a Argentina de Messi.

"Eu não tenho que provar nada para ninguém", respondeu o jogador, quando instado a falar sobre sua recente queda de produção.

"Jogo para meus companheiros, meu time, minha seleção. O resto cabe a vocês [jornalistas] opinar."

Após a eliminação do Santos na Libertadores e as derrotas da seleção para Argentina e México, Neymar foi criticado por não conseguir superar marcações mais duras.

"Estou preparado para tudo aqui", afirmou. "Para jogadas mais fortes, para tudo que for acontecer aqui."

E finalizou: "Viemos para ganhar, não para passear ou apenas competir".

Três horas depois, Neymar participou do primeiro treino da seleção em Londres.

Sob vento, chuva constante e os olhares do técnico Arsène Wenger, do Arsenal (que cedeu o centro de treinamentos para a seleção), Neymar fez um golaço, de longe, em um chute com curva que Rafael não pôde defender.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.