Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Médico afirma que estratégias não são eficazes

DE SÃO PAULO

As medidas tomadas pelos organizadores da Olimpíada de Londres para tentar atenuar os efeitos do Ramadã nos esportistas muçulmanos não devem surtir muito efeito.

Médico especialista em cardiologia do esporte, Nabil Gorayeb afirma que os atletas que seguirem o jejum à risca terão suas performances prejudicadas.

"No mínimo, eles apresentarão um desempenho muito abaixo do normal", afirmou o médico.

Gorayeb explicou que o alto desempenho atlético tem como condição obrigatória a normalidade da fonte de energia. "É necessária a reposição hídrica, eletrolítica e de carboidratos", disse o médico, que consultou um colega muçulmano que segue o Ramadã. "Ele me contou que, antes do nascer do sol, eles comem bastante para conseguir segurar o tranco."

De acordo com Gorayeb, essa estratégia não funciona em atletas. "O corpo faz naturalmente um depósito de energia. Mas os atletas precisam de uma fonte de energia rápida."

Isso porque os processos são diferentes. "A gente pula uma refeição sem problemas, mas sem fazer extravagâncias físicas."

Após esforço físico, atletas precisam de nutrientes de rápida absorção.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.