Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bellucci acaba com jejum de taças

TÊNISBrasileiro é campeão na Suíça, conquista terceiro torneio da ATP e é 40° no ranking

Peter Schneider/Efe
Bellucci ergue troféu de campeão em Gstaad
Bellucci ergue troféu de campeão em Gstaad

DE SÃO PAULO

O brasileiro Thomaz Bellucci conquistou ontem seu terceiro título em torneios da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

Após mais de dois anos de jejum, ele venceu o sérvio Janko Tpsarevic, oitavo do ranking, por 6/7, 6/4 e 6/2 no Torneio de Gstaad e deve aparecer hoje entre os 40 melhores do mundo na lista que será divulgada pela ATP.

Foi o segundo título de Bellucci neste torneio na Suíça, repetindo 2009. Em 2010, ele ganhou o ATP de Santiago, no Chile -todas as conquistas foram no saibro.

"Comecei um pouco nervoso, mas depois entrei no jogo e comecei a jogar bem. Fiquei ansioso na hora de fechar o tie-break [do primeiro set], mas consegui manter a cabeça no lugar e recuperei a confiança para ganhar os outros dois sets", disse o brasileiro.

Bellucci, 24, chegou a estar vencendo o tie-break do primeiro set por 6 a 1, mas levou a virada. Ele conseguiu se recuperar nos sets seguintes e devolver a derrota que havia sofrido para Tpsarevic na semana passada, na semifinal do Torneio de Stuttgart.

"Me sinto muito bem jogando em Gstaad. É bom voltar a ganhar bem aqui."

Esta foi a quinta vitória do brasileiro sobre um tenista top 10. Este título confirmou a boa fase vivida por Bellucci nas últimas três semanas.

Após ser eliminado pelo espanhol Rafael Nadal, terceiro do mundo, na primeira rodada de Wimbledon (na grama), Bellucci foi campeão do Challenger de Braunschweig -torneio de menor expressão, mas que garantiu 125 pontos no ranking-, semifinalista em Stuttgart e campeão em Gstaad.

Ele iniciou esta trajetória em 80º do ranking e provavelmente vai terminar em 40º. Sua melhor posição na carreira foi o 21° posto que alcançou em julho de 2010.

O título em Gstaad vale 250 pontos. Entre os torneios de primeira linha da ATP, essa é a menor pontuação oferecida ao campeão.

A parceria com o técnico argentino Daniel Orsanic fez o brasileiro mudar seu calendário para este ano.

No ano passado, sob a batuta de Larri Passos, ex-treinador de Gustavo Kuerten, Bellucci partiu de Wimbledon para os EUA, onde jogou torneios em quadra rápida, que não é sua preferência.

Desta vez, a decisão foi permanecer na Europa para disputar a Olimpíada e jogar os campeonatos que fecham a temporada no saibro.

"Agora [tendo conquistado o título], tenho uma confiança extra, uma semana para treinar na grama e me adaptar. É muito importante disputar a Olimpíada, defender meu país", declarou Bellucci, que foi convidado para jogar o torneio, que será disputado na grama.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.