Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Taxistas protestam por não poderem usar faixa olímpica

CIDADE
Na manifestação, homem salta da ponte para o rio Tâmisa e é detido pela polícia

RODRIGO RUSSO
EM LONDRES

Os motoristas de táxi de Londres fizeram ontem à tarde um grande protesto em um dos maiores pontos turísticos da cidade, a Tower Bridge. Um homem saltou da ponte para o rio Tâmisa, mas sobreviveu à queda e em seguida foi detido pela polícia.

A categoria reivindica ter acesso integral à faixa de trânsito dedicada exclusivamente aos envolvidos nos Jogos Olímpicos, que entra em funcionamento amanhã -a dois dias da cerimônia de abertura da competição.

Na semana passada, eles já haviam protestado na região central de Westminster, que abriga o Parlamento e outros pontos turísticos.

Ontem, dezenas de veículos promoveram um buzinaço enquanto atravessavam a ponte sem pressa, atraindo a atenção de turistas no local.

Os táxis circulavam sem passageiros nos dois sentidos da pista e causaram problemas em diversos quarteirões.

A ponte, que fica ao lado de fortificação com as joias da Coroa britânica, está enfeitada com os aros olímpicos, mas ontem teve cartazes com reivindicações dos motoristas. O maior deles pedia: "Deem acesso à faixa olímpica para os táxis e deixem que façamos o nosso trabalho".

George Vyse, um dos integrantes do sindicato RMT (dos trabalhadores do setor de transporte), disse à Folha que "é inaceitável o modo como os taxistas foram tratados durante as negociações".

Segundo Vyse, a categoria discute há dois anos com a Prefeitura de Londres o acesso à faixa olímpica, mas só recentemente recebeu a resposta de que a cidade não poderia ajudá-los. "O comitê organizador e a agência de transporte de Londres não mostraram nenhuma consideração por nós", lamentou Vyse.

Os taxistas prometem um novo protesto para sexta-feira, a poucas horas do início da cerimônia de abertura da Olimpíada, marcada para as 21h30 (17h30 de Brasília).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.