Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para Hortência, visita é questão de bom-senso

BASQUETE
Presença de namorado não é prevista nas regras de comportamento da confederação

Gustau Nacarino/Reuters
Marc Gasol treina com basquete da Espanha em Barcelona, antes da ida a Londres
Marc Gasol treina com basquete da Espanha em Barcelona, antes da ida a Londres

DANIEL BRITO
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Não há no manual de comportamento das atletas da seleção feminina de basquete um item que proíba expressamente a presença de namorados ou maridos das jogadoras durante a concentração.

Foi o que informou ontem a ex-jogadora Hortência, atual diretora de basquete feminino da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), no desembarque da equipe nacional em Londres.

A ala-armadora Iziane, 30, foi cortada da seleção após ser flagrada com o namorado no quarto do hotel em que o time se concentrava na cidade francesa de Lille, na quinta-feira da semana passada.

"Não precisa nem estar escrito. Tudo tem sua hora. Haveria um dia de folga para isso [se encontrar com o namorado]", declarou Hortência.

Iziane confessou que recebeu a visita do namorado com alguma frequência e pediu desculpas pelo erro. Mas isso não bastou para que ela fosse reintegrada ao grupo.

"A filha e o marido da [armadora] Adrianinha vieram à concentração durante a folga. O filho da [ala] Silvia também. Todo mundo sabe o que pode e não pode. É regra do atleta, de convivência em equipe, não tem muito segredo", afirmou Hortência.

A dispensa da atleta a pouco mais de uma semana da abertura dos Jogos acabou se tornando um assunto proibido na delegação nacional.

"Eu tenho que falar da parte técnica", esquivou-se o técnico Luiz Cláudio Tarallo. Ele só terá 11 jogadoras à disposição na Olimpíada, já que não poderá convocar outra atleta para a vaga de Iziane.

"Nunca tinha visto nada assim", resumiu, visivelmente constrangida, Adrianinha, que disputará pela quarta vez os Jogos. "Mas já passou, não há tempo para pensar nisso. A gente se preparou dois meses e meio para estar aqui. Agora, só se pensa nos Jogos", afirmou a armadora.

A pivô Érika, melhor amiga de Iziane na seleção, ainda se aprofundou nos comentários. "Claro que ela vai fazer falta, é uma baita jogadora, uma excelente pessoa, mas, infelizmente, não sou eu quem mando", afirmou.

Hortência confirmou que atletas e treinador não têm autorização para falar sobre a jogadora. "O foco delas [jogadoras] é Olimpíada. Quero blindar a equipe. A função da jogadora é jogar. [A] do técnico é dirigir", justificou.

Amanhã, a equipe de Tarallo fará o último amistoso antes da estreia, contra a Croácia, em local indefinido.

O Brasil está no Grupo B da Olimpíada, ao lado de Rússia, Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e França, contra quem a seleção estreia no sábado, às 16h (de Brasília).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.