Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Contundido, Rafael pode ser cortado da Olimpíada

FUTEBOL
Titular, goleiro machuca cotovelo sozinho em treinamento

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

A três dias de estrear no torneio de futebol da Olimpíada, a seleção brasileira conheceu seu primeiro e grande problema: o goleiro.

O titular Rafael, atleta do Santos, sofreu uma contusão no cotovelo direito e corre risco de ser cortado. O reserva, Neto, mal jogou na última temporada pela Fiorentina.

Nos últimos 18 meses, desde que deixou o Atlético-PR, Neto disputou quatro partidas pelo clube italiano. Nelas, sofreu seis gols.

Convocado várias vezes pelo técnico Mano Menezes, não jogou um minuto sequer pela seleção brasileira.

Rafael se contundiu sozinho, ontem pela manhã, num treinamento exclusivo para os três goleiros brasileiros -o terceiro é Gabriel, ex-Cruzeiro, hoje no Milan, que também não atua por seu clube.

Ironia: o titular da seleção lesionou o cotovelo direito ao cair no perfeito gramado do centro de treinamento do Arsenal, elogiado por todo mundo que pisou nele.

Rafael não se incomodou no momento do impacto, não reclamou de dor e continuou treinando. Só sentiu após o almoço, na hora de se deitar.

Imediatamente, foi levado para uma clínica próxima do hotel que serve de concentração para o time nacional. Fez um exame de ressonância magnética, que deve ficar pronto hoje pela manhã.

Quando voltou para o hotel, num carro, mostrava semblante de preocupação.

Ficou fora do treinamento da tarde e também não vai treinar hoje. Enquanto os demais 18 jogadores vão a campo, o arqueiro vai ficar no hotel fazendo fisioterapia.

Segundo o médico da seleção, José Luís Runco, a situação do goleiro "preocupa".

Rafael ganhou a vaga de titular do gol da seleção nos amistosos disputados nos EUA antes da definição dos convocados olímpicos.

Na partida contra os EUA, no dia 30 de maio, em Washington, Rafael estreou pela seleção -foi a primeira vez na era Mano Menezes que o time teve um goleiro titular com idade olímpica. E não saiu mais do time.

Até então, os outros goleiros testados pelo treinador haviam sido Victor, Júlio César, Jefferson e Diego Alves, todos com mais de 23 anos.

O Brasil estreia na quinta-feira, contra o Egito, em Cardiff, às 15h45 (de Brasília).

Se precisar cortar um atleta antes da estreia, Mano pode chamar qualquer um que esteja na lista de 35 pré-convocados. Lá estão os goleiros Jefferson, Diego Alves, Gabriel (que está com o grupo) e Renan Ribeiro. Se o corte for durante os Jogos, a escolha tem de sair de uma lista reserva com quatro nomes: o de Gabriel, dos meio-campistas Casemiro e Giuliano, e do zagueiro Marquinhos.

MODERNO

Oscar disse que não é um "dez clássico", mas sim um "moderno". "Tem que marcar, aprendi no Inter." O jogador, que negocia com o Chelsea, superou a concorrência de Ganso e foi inscrito com número 10.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.