Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Zero km

Neto, novo titular com o corte de Rafael, e Gabriel nunca jogaram com a camisa da seleção

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A CARDIFF

MARTÍN FERNANDEZ

A seleção brasileira vai estrear amanhã na Olimpíada, contra o Egito, com dois goleiros que jamais atuaram um minuto pelo time nacional.

Com o corte de Rafael, confirmado ontem pela manhã, o titular do gol será Neto, 23, da Fiorentina. O reserva é Gabriel, 19, do Milan.

Os dois têm em comum a inexperiência na seleção e o fato de terem atuado pouco por seus clubes na Europa.

"O ideal é que [Neto] estivesse jogando", admitiu o técnico Mano Menezes, sobre o atleta da Fiorentina, que participou de quatro partidas no último ano e meio.

O treinador disse ainda que "os três goleiros são do mesmo nível" e que a escolha por Rafael para ser o titular ocorrera por ele jogar com frequência no Santos.

"Ele estava jogando, o ritmo o favorecia", disse o treinador. "Mas Neto tem a minha confiança, não tenho nenhum tipo de preocupação."

Antes da estreia de Rafael contra os EUA, no fim de maio, nenhum goleiro com idade olímpica havia sido testado por Mano Menezes.

Neto defendeu o gol da Fiorentina na última rodada do Campeonato Italiano, em 13 de maio, contra o Cagliari.

Seu time foi dominado, mas o brasileiro fez três defesas e colaborou para manter o placar em 0 a 0. Desde então, Neto viajou muito, treinou muito, mas nunca jogou.

Estava no grupo dos amistosos contra Dinamarca, EUA, México e Argentina.

"Por que não joguei é uma pergunta que não cabe a mim responder", disse o novo titular. "Não tive a oportunidade de ter uma sequência na Fiorentina, mas ao menos terminei a temporada jogando."

A CBF convocou o reserva do Atlético-MG, Renan Ribeiro, para treinar como terceira opção para o gol, mesmo sem ser inscrito -o regulamento só permite 18 atletas credenciados, sendo obrigatoriamente dois goleiros.

Já com Neto como titular, a seleção fez ontem o último treino no CT do Arsenal.

A maior parte do trabalho foi a portas fechadas. "Você precisa preservar algumas situações, ou não surpreende mais ninguém no jogo", justificou o treinador do Brasil.

No início da semana, Mano ensaiou uma troca de Leandro Damião por Pato no ataque. O titular só tem um gol com a camisa da seleção.

A equipe estreia contra o Egito, amanhã, em Cardiff.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.