Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Memória

Confusão tem peso de grave incidente

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

"Aquela bandeira simboliza o mal. Foi criada pelos EUA para separar o nosso povo. Jamais seremos representados por ela. Aquilo é um insulto a nós."

Essa foi a reação de um oficial do Exército norte-coreano ao ser indagado sobre qual bandeira representaria o país no caso de uma união entre as Coreias, separadas desde os anos 1950.

A atitude explica um pouco a reação das jogadoras norte-coreanas ontem no estádio de Glasgow. A gafe foi tratada como xingamento.

Mais longa ditadura do planeta, a Coreia do Norte encara os eventos esportivos quase como uma guerra. Uma confusão como a de ontem é um grave incidente diplomático.

Em 2010, fiquei uma semana no país para conhecer os atletas da seleção local e a estrutura esportiva.

Apesar da autorização do regime de Kim Jong-il, morto em 2011, meus "guias" me deixaram ver muito pouco -parte de um jogo da terceira divisão e visita para conhecer os "heróis" que participaram da Copa-1966. Até então, único Mundial disputado pelo país.

Eles alegavam que eu poderia ser um "espião" de Dunga, técnico da seleção na Copa da África do Sul.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.