Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conquista torna judoca a 'maior' do Piauí

MARCEL MERGUIZO
DE SÃO PAULO

A medalha de Sarah Menezes é a primeira de ouro de um atleta do Piauí em Olimpíadas. Nascida e até hoje morando e treinando em Teresina, a judoca superou Cláudio Roberto de Souza, prata no 4 x 100 m em Sydney-2000, quando correu a semifinal.

Sarah já havia desfilado em carro dos Bombeiros, teve exposição em sua homenagem e, há um mês, viu inaugurado um centro de treinamento que leva seu próprio nome. Agora, chega a outro patamar.

"Já tivemos atletas ligados ao Estado que foram medalhistas, como Joaquim Cruz, mas a Sarah nasceu, se criou e se formou atleta aqui. É, sim, nossa maior referência esportiva", afirmou o governador do Piauí, Wilson Nunes Martins, à Folha, em e-mail respondido antes da conquista em Londres.

Joaquim Cruz, ouro em 1984 e prata em 1988 nos 800 m, citado pelo governador, é de família piauiense mas nasceu em Taguatinga (DF). Segundo pesquisa coordenada pela professora Katia Rubio, na USP, não há outros medalhistas olímpicos do Piauí.

"Vamos recebê-la no aeroporto, com direito à desfile no carro dos Bombeiros e recepção no Palácio de Governo. Ela é uma referência, inclusive porque escolheu continuar treinando no seu Estado de origem", concluiu Martins.

O Centro de Treinamento Sarah Menezes tem investimento da campeã olímpica e de seu técnico, Expedito Falcão. O governo ajuda com o aluguel.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.