Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chinesa de 16 anos é mais rápida que Lochte

DA ENVIADA A LONDRES

A jovem chinesa Ye Shiwen, 1,72 m e apenas

16 anos, não parece ameaça para os gigantes nadadores que disputam os Jogos Olímpicos de Londres. Mas muitos deles devem começar a ficar intimidados ao passar ao lado dela a partir de agora.

Isso porque a tímida e recatada nadadora pode dizer que consegue ser mais veloz até que Ryan Lochte.

Anteontem, Ye quebrou o recorde mundial dos 400 m medley. Feito admirável para uma atleta de 16 anos.

Porém um número em meio às suas parciais na prova chamou a atenção.

Nos últimos 50 metros, quando a chinesa nadava crawl, ela foi mais veloz do que Lochte, que chegou bem perto de superar a melhor marca de todos os tempos.

Ye precisou de 28s93 para atravessar a última piscina da prova. O norte-americano fez a distância em 29s10.

"Nós falamos sobre isso no jantar. É impressionante. Aquela menina é mesmo rápida e, se estivesse lá [na piscina] comigo, poderia ser capaz de me vencer também", falou um embasbacado Lochte anteontem, em Londres, após as eliminatórias dos 200 m livre.

Ye nadou os 400 m medley em 4min28s43. O norte-americano, para ganhar seu ouro, marcou 4min05s18.

A imprensa chinesa festejou o feito da jovem nadadora. E fez até uma brincadeira com o norte-americano.

"Lochte pode dar graças a Deus que Ye Shiwen é mulher e não possa, por isso, competir contra ele [na Olimpíada]", escreveu a agência de notícias oficial Xinhua.

A atleta disse que chegou a temer a derrota nos primeiros 200 metros da final olímpica. "Mas aí eu percebi que estava no top 2 e fiquei confiante de que poderia vencer na última perna. Estilo livre é minha melhor parte da prova [os atletas podem escolher que estilo nadar e optam pelo crawl]", disse a chinesa.

Ye nadou o mais rápido que podia nos últimos 50 metros. O suficiente para bater o recorde mundial e para superar a parcial de Lochte, que manteve sua estratégia estabelecida para vencer a prova.

Os dois ainda terão a chance de fazer um novo "duelo" nos Jogos de Londres, dessa vez nos 200 m medley.

(ML)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.