Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Francês bate Lochte e é tietado até pelo presidente do país

NATAÇÃO
Yannick Agnel vence a estrela americana nos 200 m livre e ganha elogios de François Hollande

MARIANA LAJOLO
ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

O presidente francês, François Hollande, escolheu a dedo o dia para acompanhar a competição de natação no centro aquático de Londres.

Um dia após seu revezamento arrasar os EUA, a França voltou ao topo do pódio. Mais: a nova estrela francesa Yannick Agnel impôs uma derrota àquele que chegou aos Jogos com a meta de ser o grande nome das piscinas. Dessa vez, Ryan Lochte nem chegou ao pódio.

O americano foi o quarto colocado nos 200 m livre, com 1mn45s04. Agnel marcou 1min43s14 para vencer. O sul-coreano Taehwan Park e o chinês Sun Yan empataram no duelo pela prata, com 1min44s93 -nesse caso, o terceiro lugar fica vago e ninguém recebe o bronze.

"Não esperava isso. Não tinha um plano para minha prova, e isso está acima dos meus sonhos e expectativas. Era um sonho de criança [ser campeão olímpico]", disse o francês de 20 anos, que nadaria as eliminatórias dos 100 m livre nesta manhã, a partir das 6h (de Brasília). É adversário de Cesar Cielo.

O presidente Hollande, das tribunas, era só elogios. "Ele é um grande campeão, é jovem, entusiasmado."

Anteontem, Agnel nadou os últimos 100 metros do revezamento 4 x 100 m livre contra Lochte. Recebeu a prova atrás e ultrapassou o adversário nos últimos metros.

Foi o troco pela derrota em Pequim-2008, quando o americano Jason Lezak causou a derrota dos franceses.

Até agora, Lochte tem um ouro e uma prata em Londres.

"O que aconteceu na noite passada [anteontem] eu tenho de superar. O que aconteceu hoje [ontem] também. Tenho mais provas para nadar", afirmou Lochte, que deve nadar hoje o revezamento 4 x 200 m livre dos EUA.

RECORDE

Essa pode ser a prova que transformará Michael Phelps no maior medalhista olímpico de todos os tempos.

O nadador americano iniciou os Jogos precisando de três pódios para superar a ex-ginasta Larisa Latynina, que somou 18 medalhas.

Sua próxima chance de conquistar um pódio individual será na final dos 200 m borboleta -Phelps foi prata no 4 x 100 m livre. Depois, se sua equipe se classificar nessa manhã, ele disputará a decisão do revezamento. As finais começam às 15h30 (de Brasília). Ontem, Phelps passou com o quarto tempo.

"Eu sabia que todos estariam perto. Queria nadar uma prova confortável e estou bem com isso. Alguns caras nadaram muito rápido pela manhã [nas eliminatórias]. Eu só queria mesmo não largar de novo na raia oito, tentar me colocar o mais perto possível do meio [da piscina] e foi isso que eu fiz", disse.

Phelps largou na raia oito nos 400 m medley. E nem foi ao pódio. A posição de largada hoje já está mudada.

NA TV
Finais da natação
15h30 Record, ESPN Brasil e Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.