Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo tenta voltar a ser internacional

SUL-AMERICANA
Há sete anos sem títulos estrangeiros e dois anos fora da Libertadores, time tenta retomada

DE SÃO PAULO

Há duas temporadas sem conseguir uma vaga na Libertadores, o São Paulo é obrigado a se contentar em disputar a Sul-Americana.

O time começa hoje, contra o Bahia, a busca por um título internacional que não vê desde 2005, ano em que foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes.

Acostumado a chegar para a disputa de torneios internacionais com rótulo de favorito, o São Paulo entra na Sul-Americana sem impor muito medo aos adversários.

Entre os times do Brasil, nenhum vitorioso internacionalmente quanto o São Paulo. O clube do Morumbi, ao longo de sua história, já conquistou 11 troféus -três mundiais e três Libertadores são o carro-chefe do currículo.

O Santos, com oito títulos, é o segundo melhor brasileiro. Milan e Boca Juniors, com 18 cada, lideram a lista.

O desafio é do próprio clube: voltar à Libertadores. Para isso, o título da Sul-Americana é o caminho mais curto.

O retrospecto recente na competição, porém, não é muito animador. Em 2011, o time foi eliminado já nas oitavas de final, quando perdeu para o Libertad-PAR. O jogo era ainda a estreia de Leão.

Para este ano, o clube inicia a competição sem a perspectiva de que pode ir longe. Pesa o fato de a equipe ainda não estar entrosada, com um técnico recém-chegado, que está se ambientando ao Morumbi. E desfalcado. Na partida de hoje, Ney Franco não pode contar com a revelação do time, Lucas, em Londres, e com Denílson, machucado.

Além disso, o técnico tem que dividir as atenções da equipe com o Brasileiro, campeonato em que o time está na 7ª colocação na tabela.

Por outro lado, o time vai contar para a estreia e para o decorrer da competição com os dois medalhões da equipe: Rogério e Luis Fabiano.

O atacante, aliás, vem de uma ótima atuação contra o Flamengo, domingo, quando marcou dois gols e deu uma assistência para outro.

O goleiro voltou a atuar pelo São Paulo contra o Flamengo também, seis meses após fazer uma cirurgia no ombro, e era dúvida para a partida de hoje. Sentiu dores, mas foi confirmado e vai para o jogo.

Encostado na época de Leão, João Filipe é outra aposta de Ney Franco. O zagueiro deve se manter no time titular junto com os outros dois defensores intocáveis: Rafael Tolói e Rhodolfo.

Do lado do Bahia, na zona de rebaixamento do Brasileiro, a Sul-Americana está longe de ser o objetivo do clube.

O técnico Caio Junior poupará três titulares: Ávine, Fabinho e Mancini, priorizando o jogo de domingo pelo Nacional, contra o Grêmio. Kleberson e Gabriel são outros de fora por contusão.

NA TV
Bahia x São Paulo
21h50h Band e Globo (para SP e BA) e FX

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.