Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Campeã é exemplo de que atleta pode ser formado em só 4 anos

DA ENVIADA A LONDRES

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) estipulou o número de medalhas obtidas em Pequim-2008 como meta para Londres usando como justificativa o fato de que é complicado formar atletas em apenas um ciclo olímpico.

A Grã-Bretanha provou ontem que a tarefa não é tão difícil assim. Tanto que formou em apenas quatro anos uma remadora campeã olímpica.

Helen Glover, 26, nunca havia entrada em um barco de remo antes de 2008. Interessou-se pela modalidade ao ver um anúncio no jornal de um programa da UK Sports -entidade que comanda o esporte olímpico no país- que recrutava novos talentos.

Cerca de 4.500 pessoas, em grupos de 200, passaram por um processo de seleção no dia que Glover foi escolhida.

"Eu me lembro de estar num grupo de 200 pessoas e alguém disse: 'Um medalhista de ouro pode estar nessa sala. Dê uma olhada em volta. Pensei: 'Ok. Vou fazer com que seja eu'. Foi quase surreal", disse a atleta que não tinha a altura mínima exigida pelo programa (1,78 m).

"Eu tinha 1,77 m, então, talvez tenha esticado um pouco", brincou Glover.

Há dois anos, a atleta recebeu preciosos conselhos de uma lenda do remo no país. Steve Readgrave foi pentacampeão olímpico entre Los Angeles-1984 e Sydney-2000.

"Lembrei dele, que superou a idade e problemas de saúde. Pensei: 'Se isso é possível, então eu posso fazer parte da equipe'." (MB)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.